Matheus Martins pelo Botafogo (Crédito: Jorge Rodrigues/AGIF)
O Dínamo Moscou se manifestou oficialmente sobre as negociações envolvendo Gonzalo Plata, do Flamengo, e Matheus Martins, do Botafogo. Os dois atacantes viajaram para a Rússia para concluir os acordos com o clube, porém acabaram reprovados nos exames médicos e não serão contratados pela equipe.
Contudo, após a repercussão dos casos, o Dínamo Moscou publicou uma nota para apresentar sua versão. No comunicado, entretanto, o clube não especificou quais foram os problemas identificados durante os exames médicos de Plata e Matheus Martins. Em vez disso, afirmou que a decisão de interromper as duas negociações levou em consideração os interesses de longo prazo da instituição.
Leia mais: Botafogo negocia salário milionário com Cebolinha e fica próximo de acerto
Dínamo Moscou explica decisão sobre os atacantes
Gonzalo Plata e Matheus Martins chegaram a Moscou no domingo, 30 de agosto, com autorização de Flamengo e Botafogo. A viagem tinha como objetivo concluir as últimas etapas das negociações, incluindo os exames médicos e outros procedimentos necessários para oficializar as transferências.
No entanto, os negócios acabaram frustrados. Embora tenha confirmado a desistência, o Dínamo Moscou optou por não detalhar os motivos que levaram à decisão.
Veja abaixo a nota oficial do Dínamo Moscou:
“No domingo, 30 de agosto, os jogadores Gonzalo Plata e Matheus Martins, com a autorização de seus clubes, Flamengo e Botafogo, chegaram a Moscou para a etapa final das negociações e para realizar outros procedimentos relacionados a uma possível transferência.
Ao final, por uma série de motivos, o Dínamo tomou uma decisão pautada pelos interesses de longo prazo do clube: não realizar as transferências desses jogadores. Dentro dos acordos estabelecidos entre os clubes brasileiros e o Dínamo, Plata e Martins retornam ao Brasil para se reapresentarem às suas respectivas equipes.
O Dínamo continua trabalhando ativamente no mercado de transferências com o objetivo de reforçar o elenco durante a atual janela de transferências.“
Quanto o Flamengo receberia por Plata?
O Flamengo havia acertado a venda de Gonzalo Plata por 12 milhões de euros, valor equivalente a R$ 72 milhões na cotação atual. O pagamento, inclusive, seria realizado à vista pelos russos.
Depois da reprovação do equatoriano, o Flamengo se manifestou para defender o atacante e afirmou que Plata tem condições de jogo. Agora, ele deverá retornar ao clube carioca.
Botafogo também perde negócio por Matheus Martins
Já o Botafogo tinha fechado a transferência de Matheus Martins por 7 milhões de euros fixos, além de 1 milhão de euros em bônus. No total, a negociação poderia chegar a aproximadamente R$ 48 milhões.
Assim como Plata, o atacante não passou nos exames médicos realizados pelo clube russo. Até o momento, o Botafogo não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

