Paulistão 2025: o que esperar do campeonato
Além disso, a competição marca o reencontro do Santos com Palmeiras, São Paulo e Corinthians, após o Peixe faturar o título do Brasileirão Série B na temporada passada e retornar à primeira divisão.
Destaque do Timão, Memphis Depay vai disputar o Paulistão pela primeira vez após se destacar em 2024 com a camisa do Alvinegro. Atual campeão, o Alviverde também tem novidade internacional, o atacante uruguaio Facundo Torres.
Abrindo a temporada, o Campeonato Paulista dá chance para que novos talentos apareçam durante a competição e ganhem espaço ao decorrer do ano.
O Paulistão 2025 também é um marco para a Portuguesa, que vai disputar pela primeira vez o torneio após se tornar oficialmente uma SAF, Sociedade Anônima do Futebol.
Quem também chega embalado para a disputa é o Mirassol, que conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão e neste ano vai atuar na elite do futebol brasileiro, feito que é inédito na história do clube.
O Campeonato Paulista 2025 promete grupos e confrontos equilibrados, grande público, surpresas, novos talentos e reforços durante a disputa.
Datas do Paulistão 2025
O Paulistão 2025 terá início no dia 15 de janeiro e tem término previsto para 27 de março do mesmo ano. A competição tem 16 equipes confirmadas, são elas: Botafogo-SP, Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol, Guarani, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Santos, Noroeste, Novorizontino, São Paulo, Água Santa, Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. Ao todo, serão disputadas quatro fases até a definição do campeão.
A primeira fase termina no dia 23 de fevereiro; as quartas de final estão programadas para o dia 1 de março; e o planejamento prevê que as semifinais sejam na semana seguinte, 9 de março.
Formato do Paulistão 2025
Após sorteio realizado, os clubes foram divididos em quatro grupos com quatro integrantes cada. Na primeira fase, cada time enfrenta os outros 12 clubes dos outros grupos. Veja a divisão:
Grupo A: Botafogo-SP, Corinthians, Inter de Limeira e Mirassol
Grupo B: Guarani, Portuguesa, Red Bull Bragantino e Santos
Grupo C: Noroeste, Novorizontino, São Paulo, Água Santa
Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube
Avançam para as quartas de final os dois melhores colocados de cada grupo e se enfrentam entre si na segunda fase, em partida única. Quem tiver a maior pontuação leva a vantagem de decidir em casa. Os dois piores colocados na classificação geral do Campeonato Paulista serão rebaixados.
Na semifinal do Paulistão, os confrontos entre os quatro clubes serão definidos como: o time de melhor campanha enfrenta a equipe com a 4ª colocação, enquanto o clube com o 2º melhor desempenho encara o 3º. Quem tiver a maior pontuação tem o direito do mando de campo, que será em jogo único.
Após a definição dos finalistas, o título será disputado em duas partidas: o clube com melhor campanha joga primeiro como visitante e depois em casa. Leva a taça do Campeonato Paulista quem somar mais pontos nesses dois duelos.
Clássicos do Paulistão 2025
Ainda no mês de janeiro o Campeonato Paulista terá clássicos envolvendo Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Além dos quatro, outro duelo marcante no futebol de São Paulo é o embate envolvendo Ponte Preta e Guarani.
22/01 – Santos x Palmeiras – ‘Clássico da Saudade
26/01 – São Paulo x Corinthians – ‘Majestoso’
06/02 – Palmeiras X Corinthians – ‘Derby Paulista’
09/02 – Ponte Preta x Guarani – ‘Derby Campineiro’
12/02 – Corinthians x Santos – ‘Clássico Alvinegro’
16/02 – Palmeiras x São Paulo – ‘Choque-Rei’
Estádios do Paulistão 2025
Os 16 clubes do Paulistão terão que rodar o estado de São Paulo em busca do título da competição em 2025; os estádios passam pela capital, interior e área litorânea. Durante a disputa, o melhor colocado leva vantagem de decidir a fase mata-mata em casa.
Botafogo-SP – Estádio Santa Cruz – Arena NicNet
Corinthians – Neo Química Arena
Inter de Limeira – ‘Limeirão’, Estádio Major José Levy Sobrinho
Mirassol – Estádio Municipal José Maria de Campos Maia
Guarani – Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Portuguesa – Estádio do Canindé
Red Bull Bragantino – Estádio Nabi Abi Chedid – Arena Red Bull
Santos – ‘Vila Belmiro’, Estádio Urbano Caldeira
Noroeste – ‘Alfredão’, Estádio Alfredo de Castilho
Novorizontino – ‘Jorjão’, Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi
São Paulo – ‘MorumBis’, Estádio Cícero Pompeu de Toledo
Água Santa – ‘Arena Inamar’, Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes
Palmeiras – Allianz Parque
Ponte Preta – Estádio Moisés Lucarelli
São Bernardo – ‘Primeirão’, Estádio 1.º de Maio
Velo Clube – ‘Benitão’, Estádio Benito Agnelo Castellano
Favoritos ao Paulistão 2025
Atual campeão do Paulistão, o Palmeiras aparece entre os favoritos para emplacar mais um título da competição em 2025. O Alviverde terminou o Campeonato Brasileiro na segunda colocação e vem investindo no elenco para a nova temporada.
Além do Verdão, o Corinthians também se destaca entre os possíveis candidatos ao título do Campeonato Paulista. O Timão teve uma reviravolta no Brasileirão ano passado, onde escapou do rebaixamento e conseguiu vaga para a pré-Libertadores. Além disso, Yuri Alberto terminou o ano como artilheiro e Memphis Depay em alta.
Último campeão do Paulistão
Em 2024, Palmeiras e Santos disputaram a final do Paulistão. No jogo de ida, na Vila Belmiro, o Alvinegro praiano balançou a rede com Otero e garantiu a vantagem contra o rival.
O Verdão precisava vencer para levar a decisão para os pênaltis ou ganhar por dois ou mais gols para assegurar a taça durante os 90 minutos. No Allianz Parque, o Alviverde venceu por 2 a 0: Raphael Veiga marcou de pênalti e Aníbal Moreno ampliou o placar e, com isso, levou o título.
Onde assistir ao Paulistão 2025
O Campeonato Paulista terá três opções de transmissão na temporada de 2025. Na TV aberta, a Record será a responsável por passar as partidas da competição. Via streaming, será possível acompanhar o Paulistão pela HBO Max, Cazé TV e Estádio TNT Sports. Finalizando, no Paulistão Play, no YouTube, será possível assistir aos jogos selecionados de forma gratuita.