Home Futebol Duas décadas de um título histórico: relembre como foi a campanha do Palmeiras na Libertadores de 1999

Duas décadas de um título histórico: relembre como foi a campanha do Palmeiras na Libertadores de 1999

Relembre como foi o caminho do Verdão jogo a jogo na conquista do torneio continental há 20 anos

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

PUBLICIDADE

Há 20 anos atrás, o Palmeiras “pintava” a América de verde e conquistava um dos seus mais importantes títulos na história. A Libertadores de 1999 traz lembranças nostálgicas e inesquecíveis para o torcedor palestrino. Com o Palestra Itália como palco da decisão, o Verdão superou o Deportivo Cali em partida dramática, decidida nas pênaltis, e tirou o grito de campeão que estava preso na garganta.

Para relembrar essa importante conquista, o Torcedores.com detalha agora como foi a caminhada do Palmeiras rumo ao título inédito da competição continental. Campanha esta que contou com 100% de aproveitamento dos comandados de Felipão atuando como mandante, e partidas emblemáticas contra o arquirrival Corinthians.

PUBLICIDADE

O INÍCIO

A campanha palestrina na Libertadores teve início no dia 27 de fevereiro de 1999, justamente sobre o Timão, também integrante do Grupo 3. O único tento do derbi foi anotado pelo lateral-direito Arce. Para embalar de vez na competição, o Verdão não tomou conhecimento do Cerro Porteño, e em pleno Defensores del Chaco, em Assunção, a equipe paulista atropelou os paraguaios por 5 a 2, isto depois de sair perdendo por 2 a 0.

No mesmo Defensores del Chaco, o sucesso do Palmeiras já não foi o mesmo frente ao Olímpia. Apesar de Júnior Baiano ir às redes duas vezes, o Verdão acabou sendo vencido por 4 a 2. No duelo de volta, ainda pela fase de grupos, empate em 1 a 1, deixou o alerta ligado.

Preocupação esta que acabou aumentando após o revés para o Corinthians pelo placar de 2 a 1 no penúltimo compromisso da chave. No Morumbi, o Timão venceu por 2 a 1, gols de Marcelinho Carioca e Fernando Baiano, enquanto Paulo Nunes descontou para os alviverdes.

PUBLICIDADE

Para alívio dos palestrinos, o último jogo da 1ª fase era diante do adversário teoricamente mais tranquilo do grupo, o Cerro Porteño. Cumprindo o favoritismo, o Verdão venceu por 2 a 1, e avançou em segundo para as oitavas de final.

O adversário da vez agora era o Vasco. No primeiro embate, o Palmeiras acabou não saindo com o triunfo, e com o empate em 1 a 1, tudo ficou aberto para São Januário. Incisivo e objetivo, os comandados de Felipão se impuseram mesmo fora de casa, e venceram por 4 a 2. Destaque para a atuação de Alex, autor de dois tentos.

Nas quartas, o Palmeiras teria outro encontro com o arquirrival Corinthians. Com uma vitória para cada por 2 a 0, no Morumbi, a disputa acabou indo para as penalidades. Fato este que de certa forma ficou marcado na memória dos palestrinos. Nas cobranças da marca da cal, brilhou a estrela de Marcos, que operou um “milagre” ao defender a batida de Vampeta.

Em busca do sonhado título inédito, o Verdão acabou sendo derrotado para o River Plate, no primeiro embate das semis por 1 a 0. Contudo, reverter resultados se tornou especialidade da equipe, que com dois tentos de Alex e um de Roque Júnior, carimbou a vaga para a decisão da Libertadores.

PUBLICIDADE

Diante do Deportivo Cali, derrota na Colômbia por 1 a 0, e triunfo dramático por 2 a 1 no Palestra Itália, com todos os tentos marcados na segunda etapa, levou a decisão novamente para as penalidades. Desta vez “São Marcos” não defendeu nenhuma cobrança, mas viu Bedoya e Zapata errarem, e assim a América se tornou alviverde.

NÚMEROS DO PALMEIRAS NA LIBERTADORES DE 1999:

14 JOGOS

7 VITÓRIAS

PUBLICIDADE

2 EMPATES

5 DERROTAS

24 GOLS MARCADOS

18 GOLS SOFRIDOS

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Há 20 anos, Palmeiras conquistava a Libertadores; relembre como foi aquela decisão

Destaques na base do Palmeiras, goleiro e volante treinam com a seleção brasileira

Após vencer a Argentina, Mina se empolga e manda recado para torcida do Palmeiras

PUBLICIDADE