Home Futebol Futebol mundial: veja 11 jogadores brasileiros que se naturalizaram para defender outros países

Futebol mundial: veja 11 jogadores brasileiros que se naturalizaram para defender outros países

Lista tem nomes de destaque como Deco, Pepe e Diego Costa

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Diego Costa é um dos brasileiros do futebol mundial que se naturalizaram para defender outras seleções

Diego Costa é um dos brasileiros do futebol mundial que se naturalizaram para defender outras seleções

A cada convocação de seleções, seja para jogos amistosos ou torneios oficiais, é possível perceber um fenômeno que cresce sem parar: a naturalização de jogadores brasileiros para defender outros países do futebol mundial.

Na última terça-feira (27), a Bulgária convocou os brasileiros Wanderson e Marcelinho para encarar Inglaterra e Irlanda. O Torcedores separou uma lista de 11 brazucas que defendem outras seleções do futebol mundial.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

1- Diego Costa

Nascido na cidade de Lagarto (SE), Diego Costa chegou ao futebol espanhol em 2007. O atacante do Atlético de Madrid disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018) pela Espanha.

PUBLICIDADE

2- Deco, Pepe e Rony Lopes

O trio se naturalizou português. Deco representou a seleção lusitana em duas Eurocopas (2004 e 2008) e dois Mundiais (2006 e 2010).

Pepe, por sua vez, defende Portugal há mais de 10 anos. Ele conquistou a Euro 2016. Rony Lopes disputou um amistoso contra a Croácia.

3- Jorginho e Emerson

Companheiros no Chelsea, Jorginho e Emerson Palmieri disputaram a Nations League pela Itália. Jorginho é revelado pelo Verona. Palmieri, por sua vez, jogou no Santos e chegou ao futebol italiano em 2014

4- Júnior Tavares

A Ucrânia é o quarto país do futebol mundial a abraçar um jogador brasileiro. Júnior Tavares participou do empate sem gols contra Portugal, pelas eliminatórias da Euro 2020. Na última temporada do futebol europeu, ele chegou a ter mais gols que Neymar.

PUBLICIDADE

5- Mário Fernandes e Ari

A dupla se naturalizou russa. Mário Fernandes é jogador do CSKA desde 2012 e disputou a Copa do Mundo, em 2018.

Ari, por sua vez, defende a Rússia desde o ano passado e joga no país do velho continente desde 2010.

6- Wanderson e Marcelinho

A Bulgária é o último país do futebol mundial na lista. Wanderson e Marcelinho foram convocados para os amistosos contra Inglaterra e Irlanda marcados para setembro.

Leia também:

PUBLICIDADE

Futebol mundial: de Juan e Conca até Robben; veja 18 jogadores que se aposentaram há pouco tempo

Futebol mundial: jogos de sábado têm pênalti cometido por brasileiro, clássicos, gol anulado de CR7 e estreia de Coutinho