Home Outros Esportes 26 anos de Robert Kraft nos Patriots: a mentalidade que mudou a história de uma das principais franquias da NFL

26 anos de Robert Kraft nos Patriots: a mentalidade que mudou a história de uma das principais franquias da NFL

Patriots tiveram outro rumo após a chegada de Robert Kraft nos Patriots

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O legado histórico do New England Patriots ainda perpetuará por longos anos na NFL. Hoje a equipe completa 26 anos desde que um novo dono chegou na franquia. Robert Kraft mudou a história da equipe de Foxborough e virou um dos maiores times da liga conquistando títulos e fãs ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O início promissor, mas nem tanto

O primeira grande feito foi assinar a renovação do quarterback Drew Bledsoe no início da temporada 1996. Um jovem jogador que vinha sendo titular e apesar do alto número de interceptações conseguia mostrar um bom desempenho. No entanto, os anos seguintes foram trazendo menos passes para touchdown e o número de erros aumentava a cada temporada. Mesmo com duas boas temporadas, inclusive com a chegada ao Super Bowl contra os Packers, os Patriots não tiveram outra alternativa a não ser draftar outro jogador da posição.

Depois da derrota no SB XXXI, os Patriots demitiram Bill Parcels e trouxeram o coordenador defensivo do San Francisco 49ers Pete Carroll. No comando da equipe, Carroll não teve tanto êxito e sem conseguir repetir as boas atuações, acabou deixando a equipe três temporada depois.

PUBLICIDADE

A contratação de Bill Belichick e a escolha de um tal camisa 12

Em busca ainda de uma história vencedora, os Patriots contrataram Bill Belichick. O então assistente e treinador secundário dos Jets nas últimas três temporadas, decidiu assinar a fim de ser uma esperança para a equipe. Em 2000, a equipe também entendeu que a criação de um novo estádio poderia condicionar uma ascensão da equipe no futuro. Com Drew Bledsoe em declínio na carreira, Belichick entendeu que era preciso um novo cara para ser o líder do time. Foi assim que na escolha 199 na sexta rodada, Tom Brady foi selecionado pela equipe.

Não era o melhor prospecto, não tinha o melhor tipo físico e não empolgava em praticamente nada a escolha. No entanto, o tempo foi cruel com quem teve essa mentalidade. Após um primeiro ano com apenas cinco vitórias e Drew Bledsoe em decadência, Belichick decidiu dar a chance para o camisa 12 na temporada 2001. A mudança não poderia ter sido melhor acertada pois os Patriots alcançaram 11 vitórias e cinco derrotas na temporada regular além de conquistarem o inédito Super Bowl contra o San Louis Rams.

A dinastia

Os objetivos em comum de técnico, jogador e dono eram uma só: vencer. E todos os anos pareceram tão simples para a franquia que já foram 20 anos do trio junto e a história continua sendo feita. É claro que houve erros durante todo o percurso, mas cada jogador que esteve na equipe, cada membro da comissão técnica e cada escolha do draft foi pensada minuciosamente. Com elencos bons e outros nem tanto assim, o fato é que os Patriots de Robert Kraft causaram temor em todos os adversários em todas as temporadas.

O resultado do trio foi simplesmente inacreditável. Foram nove aparições em Super Bowl com seis títulos, algo que tirou a franquia que não tinha conquistado praticamente nada, para uma das mais vitoriosas de todos os esportes americanos. Três SB em quatro anos, campanha invicta até a derrota em SB, quarterback com mais anéis de Super Bowl, time com mais finais e com mais títulos da liga…

PUBLICIDADE

É impossível creditar esse trabalho todo ao longo de 26 anos apenas para Bill Belichick e Tom Brady. Por que quem esteve acima disso tudo comandando e organizando a casa se chama Robert Kraft.

LEIA MAIS:

Tom Brady rejeita aposentadoria e mantém opções abertas para jogar em 2020

PUBLICIDADE