Home Futebol A artilharia da Premier League e um inesperado domínio Inglês

A artilharia da Premier League e um inesperado domínio Inglês

A liga nacional mais famosa do mundo vê sua artilharia dominada por atacantes do seu próprio território

Estevão Maximo
Colaborador do Torcedores

 

Didier Drogba, Robin Van Persie, Sergio Aguero, esses são os nomes que nos acostumamos a ver no topo da artilharia da Premier League nos últimos anos. Grandes goleadores, cada um de um continente diferente, o Campeonato Inglês conforme cresceu, passou a ser dominado por estrangeiros.

PUBLICIDADE

Futebol de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Desde o início do século em apenas duas ocasiões o artilheiro do campeonato foi um Inglês:

 

PUBLICIDADE

15/16: Harry Kane 25 gols

16/17: Harry Kane 29

 

Este processo era extremamente natural, mas após 20 rodadas desta edição da Premier League, ao olharmos para a tabela de artilharia, isto é o que encontramos

PUBLICIDADE

 

1: Jamie Vardy 19 gols

2: Danny Ings 13

2: Pierre-Emerick Aubameyang 13

PUBLICIDADE

4: Marcus Rashford 12

4: Tammy Abraham 12

6 Harry Kane 12

6 Raheem Sterling 12

PUBLICIDADE

 

6 dos top 7 são ingleses!

 

É óbvio que esse domínio não é algo sustentável a longo prazo, nem mesmo que isto representa uma nova era na Premier League, mas vale a pena abordar alguns pontos que este dado ajuda a ilustrar.

PUBLICIDADE

 

O English team finalmente possui um ataque poderoso e com muitas opções

 

Após sofrer com gerações decepcionantes na sua linha de frente, a Inglaterra agora possui um leque de opções muito bom para o seu ataque.

 

PUBLICIDADE

Harry Kane e Raheem Sterling já são nomes consolidados e que inspiram bastante confiança.

 

Marcus Rashford e Tammy Abraham são os destaques de Manchester United e Chelsea respectivamente nesta temporada, ambos evoluindo significamente embora em estágios diferentes de sua carreira, o camisa 10 do United com muito mais experiência do que o centroavante dos Blues

 

PUBLICIDADE

Jamie Vardy Danny Ings, cada um dentro de sua realidade surpreendendo a todos. Este mesmo Vardy chegou a ficar na reserva do Leicester com Claude Puel na última temporada, já Dany Ings está a um gol de dobrar o seu total do ano passado de meros 7 gols em 24 jogos, curiosamente ele é o único jogador da Premier League responsável por mais do dobro dos tentos de seu time, o ex-Liverpool fez 13 dos 25 do Southampton

 

Se preparando para a Euro 2020 a seleção de Gareth Southgate certamente virá confiante com Kane, Sterling, Rashford e companhia.

 

PUBLICIDADE

Outros pontos que contribuem para está quase anomalia são a lesão de Kun Aguero que o impediu de chegar aos seus números regulares em termos de gols e focando um pouco nos líderes da tabela, o Liverpool, a distribuição de gols é tão grande que ninguém se destacou com uma quantia gigante, como é o caso de Jamie Vardy com o Leicester. O maior goleador dos Reds é Sadio Mané com 10 gols, Mohamed Salah tem 9 e arrisco dizer que a chance de subir em nesta lista é enorme.

 

Grandes estrelas, jovens promessas em ascenção e veteranos que ressurgiram neste ano. O topo da artilharia da Premier League têm todo tipo de goleador, mas predominantemente apensas uma nacionalidade, a exceção sendo o gabanês Aubameyang.

 

PUBLICIDADE

Leia mais:

 

https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/sergio-aguero-artilheiro-premier-league

 

PUBLICIDADE

https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/confira-como-esta-a-artilharia-do-campeonato-ingles-apos-a-15a-rodada