Home Futebol Agüero, Messi e Delio Onnis: argentinos dominam artilharias estrangeiras nas principais ligas europeias

Agüero, Messi e Delio Onnis: argentinos dominam artilharias estrangeiras nas principais ligas europeias

Com novo recorde, Agüero se torna mais um argentino que domina artilheira estrangeira em liga europeia; lista conta com Messi

Jean Lucas
Jornalista, com passagens por Bandsports e FOX Sports. Fascinado por contar (e ouvir) histórias. Vive o futebol 48h por dia.

Neste domingo (12), Sergio Agüero anotou três gols na vitória do Manchester City por 6×1 sobre o Aston Villa e alcançou um novo recorde: com 177 gols no total, o atacante do City se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história da Premier League.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Se não bastasse o recorde alcançado, Agüero também entrou para um seleto grupo: o atacante de 31 anos é mais um argentino que tem a marca de ser o maior artilheiro estrangeiro das principais ligas europeias – na Premier League, o jogador de 31 anos ultrapassou o francês Thierry Henry.

Outros dois argentinos também possuem a mesma marca: Lionel Messi e Delio Onnis. Os dois, respectivamente, são os maiores artilheiros das ligas nacionais da Espanha e da França. Messi tem um total de 432 em La Liga, enquanto Delio Onnis anotou 299 na Ligue One.

PUBLICIDADE

Um argentino possui caso excepcional: Gabriel Batistuta. Com 184 gols, o ex-atacante é o atleta mais marcou no Campeonato Italiano desde que o torneio passou a aceitar jogadores não-europeus. Contando todos os estrangeiros do Calcio, o maior artilheiro do torneio é o sueco Gunnar Nordahl, que anotou 225 gols entre as décadas 1940 e 50.

Portugal e Alemanha

Outras ligas tradicionais da Europa são a de Portugal e a da Alemanha. Do Campeonato Português, o maior artilheiro estrangeiro da história é um brasileiro: Jardel. O cearense de Fortaleza anotou 186 gols em 186 jogos na liga lusitana – uma incrível média de um gol por jogo.

Na Alemanha, o maior artilheiro estrangeiro da liga nacional é o polonês Robert Lewandowski, que ainda atualmente empilha gols no país. O primeiro sul-americano da lista é o peruano Claudio Pizarro, que marcou 197 gols na história da Bundesliga.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Guardiola já ‘perdeu’ 4 carros desde que assumiu o Manchester City

Guardiola, sobre Aguero: “Ele é uma lenda e esse status ficou ainda maior hoje”