Home Futebol Grêmio vai bem no mercado e monta equipe interessante para a temporada de 2020

Grêmio vai bem no mercado e monta equipe interessante para a temporada de 2020

Chegadas de Orejuela, Caio Henrique, Vanderlei, Thiago Neves e Diego Souza suprem as principais lacunas da equipe de Renato Gaúcho; média alta de idade do elenco, no entanto, é um dos pontos que precisam de atenção no Grêmio

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

É bem verdadade que o ano está apenas começando e as principais equipes do Brasil ainda estão se acertando para entrarem de cabeça nas principais competições da temporada. Mas existe um time em especial que vem conseguindo formar um elenco bastante interessante mesmo sem o poderio financeiro de Flamengo e Palmeiras. Trata-se do Grêmio. O Tricolor Gaúcho anunciou oficialmente as chegadas de Orejuela, Thiago Neves e Diego Souza nos últimos dias e vem realizando contratações pontuais, sempre pensando nas posições carentes do elenco e na saída de jogadores importantes nas últimas conquistas do clube como Luan, Michel, Diego Tardelli e Felipe Vizeu. Mesmo apostando em nomes contestados (e já bastante experientes), o Grêmio pinta sim como uma das equipes que vai brigar por títulos nessa temporada de 2020. Ainda mais com Renato Gaúcho querendo repetir o ano mágico de 2017 no comando do Imortal.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Antes de mais nada, é preciso notar que a diretoria gremista agiu de modo a suprir algumas das posições que mais geraram problemas ao time no último ano. Orejuela e Victor Ferraz chegam para dar novo ânimo para a lateral-direita (onde Rafael Galhardo e Léo Moura deixaram a desejar), Thiago Neves (mesmo “queimado” após a sua última temporada pelo Cruzeiro) pinta como substituto direto de Luan e dono da camisa 10, o jovem e promissor Caio Henrique aparece como nome certo para assumir a lateral-esquerda na vaga de Cortez e Diego Souza pode ser o nome que faltava para Renato Gaúcho organizar o setor ofensivo dentro do seu 4-2-3-1 preferido, setor onde Felipe Vizeu não teve sequência por causa de lesões e André acabou caindo em desgraça com a torcida. Tanto que Renato Gaúcho vinha utilizando Luciano como “falso 9” no setor com alguma eficiência, mas sem a contundência necessária que o estilo de jogo utilizado pelo técnico gremista tanto pede. Por mais que exista a desconfiança (natural) do torcedor, é possível dizer que esse elenco pode dar liga.

As maiores dúvidas sobre esse “novo” Grêmio em 2020 está na dinâmica que Renato Gaúcho quer que suas equipes tenham dentro de campo. Tanto que o Tricolor sofreu muito contra o Brasil de Pelotas (na rodada de abertura do Gauchão) por conta da lentidão da dupla de volantes Maicon e Lucas Silva (outro recém-contratado) e acabou saindo de campo derrotado dentro da sua Arena. É possível pensar o Grêmio escalado com a maioria dos seus reforços no mesmo 4-2-3-1 utilizado por Renato Gaúcho nos últimos anos e com basicamente poucas alterações na estrutura. Alisson (Luciano ou Pepê) poderiam se juntar a Thiago Neves na criação das jogadas e abrir o corredor para as subidas de Orejuela. Do outro lado, Caio Henrique apareceria mais por dentro e deixaria Éverton Cebolinha partindo da esquerda para dentro buscando Diego Souza para as tabelas ou as conclusões a gol. Mais atrás, Matheus Henrique se juntaria a Maicon para dar a dinâmica que Renato Gaúcho tanto deseja ver nos seus times. Um time que alia velocidade, experiência e bom chute de média e longa distância.

PUBLICIDADE

Gremio 2020 - Football tactics and formations

Possível formação do Grêmio para 2020 com a utilização de pelo menos quatro reforços recém-chegados ao clube. O elenco parece promissor, mas Renato Gaúcho terá que resolver o problema da falta de velocidade no meio se quiser conquistar títulos em 2020.

Além da montagem e do entrosamento dos reforços com os jogadores que já estavam por lá, algumas das caras novas também vão precisar vencer a desconfiança da torcida por conta da última temporada. Principalmente Diego Souza e Thiago Neves. O primeiro vem de temporada irregular e sem muito brilho no Botafogo. A seu favor pesa a identificação com o Grêmio e de já conhecer a instituição. Já Thiago Neves tem uma missão mais complicada. O novo camisa 10 gremista deixou o Cruzeiro pela porta dos fundos e se envolveu em polêmicas de todo o tipo em Belo Horizonte. A fama de desagregador também é um fator prejudicial para sua adaptação em Porto Alegre e para a aceitação da torcida. Não se discute aqui a qualidade com a bola nos pés, e sim o trato com o grupo fora de campo. Renato Gaúcho foi muito feliz quando conseguiu reunir Léo Moura, Lucas Barrios, Maicon e Cortez no time tricampeão da Copa Libertadores da América em 2017. O raio pode cair no mesmo lugar novamente.

Só o tempo vai dizer se o Grêmio acertou em cheio nas contratações ou se realizou apostas erradas. Certo é que Renato Gaúcho começa a ter em mãos aquilo que pediu na temporada passada: qualidade no elenco. Cabe a ele fazer esse time jogar e levantar taças novamente.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Após ser contratado pelo Grêmio, Thiago Neves diz: “Sou um cara gente boa, não gosto de confusão”

Bom dia, cara? Em apresentação de Thiago Neves, repórter “imita” áudio do meia a Zezé Perrella e viraliza na web