Home Esportes Olímpicos Atletas paralímpicos brasileiros iniciam ciclo preparatório para Tóquio 2020

Atletas paralímpicos brasileiros iniciam ciclo preparatório para Tóquio 2020

Saiba mais sobre como estão as preparações das equipes de atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa e futebol

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

As Paralimpíadas estão chegando, e a preparação das equipes brasileiras estão a todo vapor. As etapas regionais do Circuito Brasil de atletismo, halterofilismo e natação terão início nesta semana. Enquanto isso, a equipe brasileira de tênis de mesa volta com bons resultados do Aberto Paralímpico do Chile. Ademais, no futebol 5 os grupos do Grand Prix de Shinagawa foram divulgados.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Halterofilismo, natação e atletismo

No dia 1º de fevereiro terá início a etapa Regional Centro-Leste do Circuito Brasil de atletismo, halterofilismo e natação. Está será a primeira fase da principal competição das três modalidades paralímpicas. Posteriormente a essa fase regional do Circuito, ocorrerão as disputas do regional Rio-Sul, nos dias 7 e 8 de fevereiro, com disputas no atletismo e na natação. Enquanto o Recife receberá a etapa Norte-Nordeste que contará com as três modalidades também e será realizado nos dias 14 e 15 de março. A etapa final será realizada em São Paulo, no CT Paralímpico nos dias 4 e 5 de abril.

 

PUBLICIDADE

Os competidores que conseguirem índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro nas regionais se classificarão para as etapas nacionais do Circuito Brasil, que será realizado em São Paulo. Ainda em março, o CT Paralímpico será sede do Open Internacional Caixa de Atletismo e Natação. A competição compõe o circuito das modalidades do Comitê Paralímpico Internacional, sendo o principal evento do primeiro semestre para a conquista de vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

 

Tênis de mesa

O Brasil encerrou o Aberto Paralímpico do Chile, primeira competição internacional de 2020. Os atletas brasileiros voltaram com cinco medalhas, duas de prata e três de bronze. Sendo assim, o maior destaque foi Iranildo Espíndola que ganhou duas medalhas de prata, uma no individual e outra nas duplas. Ademais, apenas um atleta de cada classe poderá participar do torneio de classificação para os Jogos Paralímpicos de 2020.

Para conseguir uma vaga para Tóquio os atletas brasileiros precisam ter tido o melhor resultado individual no Parapan de Lima, sendo que os medalhistas de ouro já garantiram sua vaga. O segundo critério é a classificação no ranking mundial. Desta forma, Iranildo é um dos que brigam por mais pontos para garantir seu lugar através de campeonatos como o Aberto do Chile. Contudo, dois dos seis atletas que estão na competição em território chileno já se classificaram para os Jogos Paralímpicos. Luiz Filipe Manara e Carlos Carbinatti conquistaram suas vagas na Copa Costa Rica em dezembro.

PUBLICIDADE

 

Futebol paralímpico

Os grupos do Grand Prix de futebol 5, que será realizado entre os dias 16 e 21 de março foram divulgados pela IBSA (International Blind Sports Federation). O torneio será realizado em Shinagawa, na região metropolitana de Tóquio e será um teste para os Jogos Paralímpicos. O Grupo da Seleção Brasileira conta com a presença de  Espanha, França e Tailândia. Enquanto no outro grupo, estão Argentina, China, Japão e Alemanha.

O time brasileiro de futebol 5 é o único na história a ter sido campeão nas Paralimpíadas. Além disso, o Brasil vence a modalidade desde os Jogos de Atenas em 2004. Enquanto isso, a equipe de goalball  é a atual campeã mundial e líder no ranking. Além disso, a equipe masculina da modalidade ganhou a prata em Londres (2012)  e bronze no Rio em 2016. Ademais, o time feminino se encontra na terceira colocação no ranking e buscará uma medalha paralímpica inédita. Tanto a equipe masculina como a feminina de goalball contarão com seus principais atletas. Sendo assim, Leomon Moreno, melhor jogador do mundo, e Carol Duarte, indicada no ano passado ao prêmio de melhor atleta das Américas, devido à sua atuação no Parapan de Lima, estarão nas equipes que buscarão bons resultados em Tóquio.

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Atletas de ponta do Brasil ainda buscam patrocínios às vésperas das Olimpíadas