Home Fitness Bekele anuncia duelo com Kipchoge por vitória em Maratona de Londres

Bekele anuncia duelo com Kipchoge por vitória em Maratona de Londres

Bekele, segundo maratonista mais rápido da história, enfrentará Eliud Kipchoge na Maratona de Londres

Severino José da Silva
Colaborador do Torcedores.com.

A Maratona de Londres que será disputada no dia 26 de abril  trará a oportunidade de duelo entre dois gigantes do atletismo mundial. Além de todo esse clima de rivalidade entre Eliud Kipchoge e Kenenisa Bekele, a competição chega a sua 40ª edição.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Duelo de etíope e queniano

Eliu e Bekele já se enfrentaram quatro vezes em maratonas. Duas delas foram em Londres. Em todas Kipchose superou Bekele. Em Londres (2016 e 2018) o queniano levou a melhor.

“Estou ansioso para correr contra Eliud mais uma vez. Tivemos grandes batalhas ao longo dos anos. Ele é um atleta especial que provou isso novamente com suas magníficas conquistas no ano passado”, reconheceu o atleta etíope.

PUBLICIDADE

A presença do etíope em Londres foi anunciada um mês após a confirmação de Kipchoge. Além deles estão confirmados os etíopes Birhanu Legese e Mosinet Geremew (terceiro e quarto homens mais rápidos da história da maratona) – além de Mule Wasihun que completou o pódio da última edição.

Retrospecto de Bekele e Kipchose

O queniano Eliud estabeleceu o recorde mundial de 2h01min39s na Maratona de Berlim de 2018. Por outro lado, o etíope Bekele ficou a apenas dois segundos do recorde, em Berlim em 2019, com 2h01min41s. Eles são os únicos homens a quebrar a barreira de 2h02min em uma maratona.

Em outubro do ano passado, Kipchoge finalizou a maratona em 1h59min40s, no desafio Ineos 1h59 que aconteceu em Viena. Assim, tornou-se o primeiro atleta a correr a distância em menos de duas horas.

Kipchoge venceu 11 das 12 maratonas que disputou. Enquanto isso, Bekele, sofreu com lesões depois de iniciar sua trajetória em maratonas. O etíope é tido como um dos atletas de  pista mais talentosos da história. Já ganhou medalhas de ouro olímpicas e recordes mundiais nos 5.000m e 10.000m,

PUBLICIDADE

O etíope venceu duas das sete maratonas mais rápidas da história. Entretanto, não conseguiu concluir duas provas da distância. Em sua última participação em Londres, em 2018, atravessou a linha de chegada com 2h08min53s, ficando em sexto lugar. Chegou quatro minutos atrás de Kipchoge, vencedor do evento.

“Este é um confronto de dois dos maiores atletas que o mundo já viu e dois homens que já têm seus nomes nos livros de recordes. Estamos emocionados por termos conseguido fazer isso acontecer em Londres”, afirma Hugh Brasher, diretor de eventos da Maratona de Londres.

Leia Mais:

Mosinet Geremew e Mule Wasihun são presenças confirmadas na Maratona de Londres

PUBLICIDADE