Home Esportes Olímpicos COB receberá atletas em Laboratório Olímpico na preparação para Tóquio

COB receberá atletas em Laboratório Olímpico na preparação para Tóquio

Entidade coloca à disposição dos atletas diversos profissionais, equipamentos e serviços para contribuir na reta final para as Olimpíadas

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Em busca de melhores resultados nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB)  irá realizar avaliações dos atletas do país para auxiliar os treinadores na preparação do torneio. Localizado no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro, o Laboratório Olímpico realiza um trabalho personalizado e de acordo às especificidades de cada modalidade.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Todo trabalho do Laboratório Olímpico é realizado por profissionais do COB de diversas áreas do conhecimento. Desta forma, os especializam analisam o estado de saúde e performance de cada esportista para auxiliar na montagem dos planos de treinamento.

PUBLICIDADE

De acordo com a entidade são esperados no primeiro mês do ano 73 atletas, este número corresponde a um crescimento de 43% em relação a janeiro de 2019 (51).

“Acredito que, além do fator Tóquio 2020, os treinadores têm demonstrado cada vez maior interesse em receber esses dados e utilizar a ciência na preparação dos seus atletas. Eles sabem que a diferença para a conquista ou não de uma medalha vem dos detalhes. Então, eles querem todos os tipos de informações que possam trazer uma melhora de desempenho”, explica Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Além dos trabalhos realizados nas dependências do Parque Aquático Maria Lenk, o COB também realiza testes e avaliações em ambientes externos. Neste mês de janeiro, por exemplo, parte da estrutura do Laboratório já foi levada à Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca para atender o marchador Caio Bonfim. Depois disso, alguns atletas que estão no camping de velocidade e barreiras como Paulo André, Alison dos Santos e Vitória Rosa  foram acompanhados no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca.

“A proposta do Laboratório é justamente essa, estar cada vez mais próximo do ambiente real de treinamento dos atletas, onde eles se sentem à vontade para realizar as avaliações. Isso torna os dados ainda mais fidedignos, permitindo que eles rendam o máximo”, explica Bichara.

Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Flávia Saraiva (ginástica artística), Jorge Zarif (vela), Martine Grael/Kahena Kunze (vela) e Bruno Schmidt/Evandro (vôlei de praia), fazem parte da lista dos 73 atletas já atendidos pelo Laboratório Olímpico deste mês do COB. Todos esses nomes já estão com o passaporte carimbado para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Da mesma forma, ainda são esperados em janeiro atletas do atletismo, boxe, levantamento de pesos, maratonas aquáticas, surfe, vela e vôlei de praia.

PUBLICIDADE

 

 

Leia mais:

Brasileiros estão na reta final da preparação para as Olimpíadas de Tóquio

 

PUBLICIDADE