Home Esportes Olímpicos COI é criticado por pedir que atletas não falem de política nas Olimpíadas

COI é criticado por pedir que atletas não falem de política nas Olimpíadas

Associação criticou duramente pedido do presidente Thomas Bach. Mas Carta Olímpica pede que atletas não manifestem suas opiniões pessoais

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O Comitê Olímpíco Internacional (COI) começou o ano de 2020 fazendo um aviso prévio aos atletas. Os esportistas não podem se manifestar de maneira política durante os Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. A medida não é bem uma novidade. Isso porque a Carta Olímpica exige que os atletas não usem os Jogos para promover lutas individuais. Mas este ano o pedido do COI gerou críticas.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A principal dessas críticas foi feita pela Global Athletes. A associação que representa os atletas de ponta no mundo disse que o COI é incoerente ao fazer esse pedido. Isso porque, de acordo com a associação, o COI sempre politizou as Olimpíadas.

“Sejamos claros, o Movimento Olímpico já politizou o esporte. Para citar alguns exemplos: em PyeongChang, o COI promoveu uma equipe unificada sul e norte-coreana. O presidente do COI (Thomas Bach) se reúne regularmente com os chefes de Estado que também desempenham funções como chefes dos comitês olímpicos nacionais e chefes das Comissões do COI ocupando cargos ministeriais. Este navio já zarpou: o COI já politizou o esporte”, disse a Global Athletes em uma nota em uma rede social.

PUBLICIDADE

Casos recentes de política

A cruzada do Comitê Olímpico Internacional contra os protestos políticos nas Olimpíadas segue com força. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a faixa de Neymar com o nome 100% Jesus gerou polêmica dentro do Comitê. Uma possível punição ao jogador chegou inclusive a ser discutida.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, alguns atletas dos Estados Unidos protestaram contra o presidente Donald Trump. Um dos casos mais famosos foi o do Race Imboden, da esgrima. Ele se ajoelhou durante a execução do hino dos Estados Unidos. O ato do atleta gerou muita polêmica.

Um grupo de atletas dos Estados Unidos está planejando fazer protestos contra a Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país foi banido dos Jogos. Mas atletas que consigam comprovar a inocência vão poder competir sob bandeira neutra.

Seja como for, vai ser difícil segurar os atletas no momento do pódio. Isso porque os Jogos Olímpicos irão acontecer em um momento em que o mundo passa por diversos conflitos sociais. Casos como o da Venezuela, Hong Kong, Catalunha e a própria tensão entre Estados Unidos e Irã podem motivar protestos de atletas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Atletas de ponta do Brasil ainda buscam patrocínios às vésperas das Olimpíadas