Home Esportes Olímpicos COI intervém nos casos da doping envolvendo WADA e RUSADA

COI intervém nos casos da doping envolvendo WADA e RUSADA

Comitê Olímpico diz que suas sanções são claras e não deixam espaço para interpretações

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

Na última sexta-feira, 17, o COI e o CPI (Comitê Paralímpico Internacional) entraram como terceira parte no processo de doping dos russos. Sendo assim, os comitês fizeram questão de se pronunciar sobre o caso, e esclareceram que o único propósito deles com a ação é mostrar que suas sanções são claras e não deixam espaço para nenhuma interpretação.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

“Hoje, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) apresentam uma intervenção no TAS (Tribunal arbitral do Esporte) pelo caso envolvendo a WADA (Agência Mundial Anti-Doping) e a RUSADA (Agência Russa de Anti-Doping). O único propósito desta intervenção é o interesse do COI e o CPI de pronunciar que suas sanções são claras e não deixam espaço para interpretações, além de poderem ser aplicadas sem outros procedimentos. O propósito desta intervenção não é intervir na avaliação das consequências ou sanções do TAS.” pronunciou o comitê em um comunicado.

No dia 9 de dezembro do ano passado, a WADA votou por unanimidade banir os atletas russos de competir em eventos esportivos internacionais por quatro anos. Desse modo, banindo o país também de receber eventos esportivos. Além disso, foi feita a rotulação da RUSADA como não compatível com o Código Mundial Anti-Doping.

PUBLICIDADE

Sendo assim, de acordo com essas sanções, os russos teriam permissão para competir nas Olimpíadas de Tóquio apenas se pudessem provar que não faziam parte da rede antidoping. Contudo, a Agência Russa de Antidoping (RUSADA) apresentou uma impugnação contra as sanções do comitê executivo da WADA no dia 27 de dezembro.

LEIA MAIS:

Taekwondo: Maicon Siqueira poderá entrar na Justiça por vaga no pré-olímpico

Mesmo com calor, maratona paralímpica será realizada em Tóquio

PUBLICIDADE