Home Extracampo Comitê Olímpico da Austrália pede que atletas se unam contra fogo

Comitê Olímpico da Austrália pede que atletas se unam contra fogo

Comitê disse que os atletas que estão ajudando a combater os incêndios no país são “inspiradores”. Incêndios já mataram mais de 20 pessoas no país

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Desde que os incêndios na Austrália tomaram uma proporção gigantesca, atletas de diversas modalidades decidiram agir. Tênis, futebol, vôlei, hóquei e representantes de diversas outras modalidades entraram na luta contra o desastre ambiental. Nessa quinta-feira (9), o Comitê Olímpico da Austrália (COA) pediu que os atletas do país se envolvam cada vez mais nesta luta. Além disso, elogiou as centenas de esportistas australianos que já estão ajudando.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Os incêndios continuam queimando. Mas ver a comunidade australiana se unir para apoiar os afetados pelos incêndios tem sido inspirador. Isso porque estamos vendo muitos atletas australianos comprometendo-se a fazer o possível para ajudar”, disse o COA em comunicado aberto.

Os casos

Vários casos de atletas e ex-atletas se mobilizando contra o fogo foram vistos especialmente durante a última semana. Um dos casos mais representativos foi o do atleta do showboard, Ben Mates. Masters representou a Austrália nos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006 e de Vancouver, em 2010. Mas ele trocou o gelo pela mangueira. Nestes últimos dias, foi fotografado exercendo a função de bombeiro. Ele também tem formação nessa área e não pensou duas vezes antes de começar a ajudar. Para valorizar ainda mais o ato de Mates, vale lembrar que ele tinha acabado de passar por uma cirurgia importante.

PUBLICIDADE

A casa da nadadora Emma Mckeon esteve no meio da devastação da região de Conjola. A atleta conquistou ouro olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro. Ela esteve portanto no revezamento feminino do 4x100m livres. “É tão difícil entender realmente o nível de devastação e sofrimento que está acontecendo agora em todo o país”, disse a atleta que está em campanha para arrecadar doações.

No tênis, vários atletas resolveram ajudar de forma financeira. Etapas do ATP de Brisbane e Perth estão fazendo com que atletas do mundo inteiro presenciem a situação de perto. Isso porque o ar de grandes cidades australianas já foi comprometidos pela fumaça. Jogadores como Nick Kyrgios e Ashleigh Barty prometeram ajuda financeira. Um jogo de apresentação marcado para acontecer às vésperas do Open da Austrália promete arrecadar fundos para o combate aos incêndios.

Os incêndios

Graves incêndios tem castigado a Austrália desde o último mês de setembro. Mas foi no início de 2020 que as coisas pioraram em um nível extremamente preocupante. Mais de 20 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas ou ainda estão desaparecidas. Estima-se ainda que bilhões de animais morreram em decorrência do fogo e da fumaça.

LEIA MAIS

Alemão que joga na Austrália lamenta queimadas e desabafa: “Respirar quando jogamos é como fumar 50 cigarros”

PUBLICIDADE