Home Esportes Olímpicos Confederação convoca atletas do Taekwondo para Pré-Olímpico

Confederação convoca atletas do Taekwondo para Pré-Olímpico

Grande surpresa da lista foi a ausência de Maicon Andrade. O Atleta conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkD) anunciou a lista de atletas brasileiros que disputarão o Pré-Olímpico da modalidade. Quatro atletas foram convocados. Foram eles: Edival Marques Pontes e Ícaro Martins no naipe masculino e Talisca Reis e Milena Titonelli, no feminino. O evento que dará vaga para os Jogos de Tóquio será realizado entre os dias 11 e 12 de março. Trata-se do Pan-Americano de Heredia, na Costa Rica.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!  Siga o Torcedores também no Instagram

Esta será portanto a última oportunidade de classificação para atletas das Américas. Ou seja, chama a atenção a ausência de Maicon Andrade na lista brasileira. O atleta conquistou a medalha de bronze na categoria com mais de 80kg na última edição olímpica. Seja como for, a CBTkD só podia levar atletas de duas categorias. Dessa forma, optou por Edival, que é mais conhecido por Netinho, na categoria até 68kg e Ícaro, na categoria até 80kg.

“Foi um processo árduo, com informações e resultados apurados, em virtude da qualidade que o taekwondo brasileiro se encontra. A comissão técnica, formada pelos treinadores e consultor internacional, seguiu os critérios divulgados anteriormente, analisando as performances, possibilidades e cenário internacional de todos os atletas”, disse Natália Falavigna. A ex-atleta também conquistou a medalha de bronze olímpica nos Jogos de 2008. Agora ela é coordenadora técnica da Confederação.

PUBLICIDADE

Os nomes

Seja como for, os quatro nomes escolhidos vem de um ciclo olímpico muito proveitoso. Netinho conquistou o ouro no Campeonato Pan-Americano de 2018 e bronze no Grande Prix de China. Ícaro fez uma bela campanha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. O atleta esteve na final da sua categoria. Terminou com a prata. Portanto, subiu em mais um pódio em sua carreira. Além disso, também conquistou o bronze no Grand Prix de Sofia.

Talisca Reis foi prata no Pan-Americano de Lima. Além disso, ela foi vice-campeã no Grand Prix de Roma, ainda em 2018. Já Milena Guimarães foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima, na categoria até 67kg. Outro destaque foi o seu título no Mundial Militar de 2018.

No Pré-Olímpico, a vaga será dos dois primeiros colocados em cada categoria. Mas vale lembrar que esta vaga não vai pertencer ao atleta, mas ao país. “O processo seguirá de acordo com as determinações cumprimento e prazo da CBTKD, do Comitê Organizador dos Jogos e Comitê Olímpico do Brasil”, disse a entidade.

LEIA MAIS

Taekwondo: Milena Titoneli leva o ouro, Ícaro Martins é prata e Brasil fecha campanha histórica na modalidade no Pan 2019 com sete medalhas