Home Esportes Olímpicos WADA e COI expressam preocupação diante das denúncias contra a Federação Internacional de Halterofilismo

WADA e COI expressam preocupação diante das denúncias contra a Federação Internacional de Halterofilismo

O presidente da entidade de Halterofilismo, Romeno Tamas Ajan, foi acusado por corrupção

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou um comunicado informando que pedirá a uma emissora alemã que compartilhe evidências contra a Federação Internacional de Halterofilismo. A entidade agora é o centro das atenções por supostos acobertamentos de doping de halterofilistas e irregularidades financeiras ligadas às receitas do esporte com os jogos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Na declaração publicada no site oficial, o COI expôs sua preocupação com as alegações que segundo eles são “muito sérias e preocupantes”. Além disso, a Agência Mundial Antidopagem (WADA) também informou que está ciente das alegações e continuará a investigar as possíveis violações ao código internacional.

Em entrevista ao The Guardian o COI disse que havia iniciado uma investigação disciplinar “para acompanhar imediatamente a confissão antidoping de Gulnoi e sua comitiva”.

PUBLICIDADE

“As acusações são muito graves e preocupantes. O COI entrará em contato com a Wada para manter qualquer pessoa envolvida nas supostas violações do Código Mundial Antidopagem longe dos Jogos Olímpicos. ”

No domingo, uma rede de TV alemã apresentou um documentário em que a Federação Internacional de Levantamento de Peso e seu antigo chefe Tamas Ajan foram acusados ​​de estabelecer uma “cultura de corrupção” e encobrir doping por décadas.

O halterofilismo tem problemas de doping há décadas, mas o problema se tornou tão disseminado que o COI já havia ameaçado retirar seu status olímpico.

O documentário chamado de “Secret Doping – o Senhor dos Levantadores” também registrou secretamente o levantador de peso da Tailândia Siripuch Gulnoi, que confessou usar drogas antes de ganhar uma medalha olímpica de bronze em Londres 2012.

Com relação às alegações referente ao halterofilista Tailandês, a Agência de Controle de Doping da Tailândia e outras partes interessadas afirmaram que vão apurar a situação.

PUBLICIDADE

A Tailândia é uma potência do halterofilismo mundial, tendo conquistado quatro medalhas na última edição das Olimpíadas. Mas foi proibido de competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio ano que vem por causa dos casos de doping envolvendo a modalidade no país.

Leia mais:

Agência russa diz que país deverá ser banido das Olimpíadas por doping