Home Outros Esportes Especial Andy Reid: mentalidade ofensiva, legado no Philadelphia Eagles e muita reverência da NFL

Especial Andy Reid: mentalidade ofensiva, legado no Philadelphia Eagles e muita reverência da NFL

Após bater na trave em algumas temporadas, head coach tem a oportunidade de vencer o Super Bowl com o Kansas City Chiefs

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

Andy Reid é conhecido por ser uma das mentes ofensivas mais geniais da NFL. No entanto, em cerca de 20 anos na NFL como head coach, ele ainda não conseguiu vencer o Super Bowl e bateu na trave algumas vezes.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mesmo sem a conquista do troféu, o treinador é respeitado por comandados e adversários dentro da liga. Todos reconhecem a grande capacidade de Andy Reid em montar sistemas quase que imparáveis e equipes competitivas ano após ano.

Patrick Mahomes, assim como outros jogadores do Kansas City Chiefs, já deixaram claro a vonta de vencer o Super Bowl 54 e dedicar o título ao head coach de 61 anos. Confira o que o quarterback de 24 anos disse:

PUBLICIDADE

“Sim, nós queremos fazer isso (dar o título a Andy Reid). Queremos jogar nosso melhor futebol americano. Sabemos que estamos jogando contra um grande adversário, mas vamos tentar vencer o jogo. Conseguir um para o treinador Reid. Conseguir um para Kansas City e um para todos os nossos torcedores.”

Portanto, além do natural desejo de vencer o Super Bowl, os atletas dos Chiefs têm a motivação de, finalmente, dar um título ao treinador.

A TRAJETÓRIA

O primeiro time como head coach na NFL foi no Phladelphia Eagles, em 1999. No entanto, antes disso, Andy Reid percorreu um grande caminho até chegar ao comando de uma importante franquia na NFL.

PUBLICIDADE

Sua primeira aparição nacional foi durante um Monday Night Football de 1971, aos 13 anos, em uma competição Punt, Pass e Kick. Ele chamou a atenção pela diferença de tamanho em relação aos meninos de sua idade; confira:

Andy Reid atuou como Offensive tackle no Glendale Community College, em Glendale, Califórnia, além da Universidade Brigham Young, entre 1978 a 1980. Esses anos fez com que ele adquirisse conhecimento para mais tarde ser coordenador da posição.

Ele se formou na Universidade BYU em 1981 e começou sua trajetória como treinador. Primeiramente, foi assistente, e depois passou nove anos consecutivos sendo o responsável pela linha ofensiva de quatro universidades: San Francisco, Northern Arizona, UTEP e Missouri.

Após construir carreira em universidades, Reid finalmente chegou à NFL. Em 1992 foi contratado como assistente técnico do Green Bay Packers. Como ironia do destino, nesse mesmo ano o histórico quarterback Brett Favre chegou à franquia dos “cabeças de queijo”.

PUBLICIDADE

Três anos depois, ele se tornou assistente de linha ofensiva e treinador de tight end nos Packers, estando na comissão técnica que levou a franquia ao título do Super Bowl de 1997, contra o New England Patriots.

Após bom trabalho em outras funções, Andy Reid foi escolhido como treinador de quarterbacks dos Packers em 1997. O San Francisco 49ers o queria para ser coordenador ofensivo na equipe, mas o treinador Mike Holmgren, dos Packers na época, impediu a saída de Reid.

PHILADELPHIA EAGLES: a consolidação de um gênio ofensivo

Novos capítulos de sua carreira foram escritos no Philadelphia Eagles. Seu primeiro trabalho como head coach começou em 1999 e ele foi o principal responsável por uma mudança de cultura na franquia.

PUBLICIDADE

Os Eagles ficaram por praticamente duas décadas sendo o “patinho feio” de sua divisão. Os rivais Dallas Cowboys, New York Giants e Washington Redskins colecionaram Super Bowls entre os anos 80 e 90, com a franquia de Philly sendo totalmente coadjuvante. Entre os anos de 1991 e 1995, por exemplo, foram quatro títulos para os três rivais da divisão; todos derrotando o Buffalo Bills.

Após a chegada de Andy Reid, o Philadelphia Eagles voltou a ter certo protagonismo. Em 99, Donovan McNabb foi draftado e nomeado como quarterback principal da franquia da Pensilvânia.

A ascensão de seu trabalho começou a ficar evidente na temporada 2001/02. Naquele ano, foram 11 vitórias e cinco derrotas na fase regular. Nos playoffs, a equipe chegou até a final de Conferência, derrotando Tampa Bay Buccaneers e Chicago Bears pelo caminho, mas sendo derrotado pelo St. Louis Rams na decisão.

No ano seguinte, um novo título de divisão: campanha 12-4. Para chegar na final de Conferência, derrotou o Atlanta Falcons, mas bateu na trave novamente rumo ao Super Bowl e perdeu em casa para Tampa Bay.

PUBLICIDADE

A sina continuou na temporada 2003. Mais uma conquista de divisão, 12-4, e nova derrota na final de Conferência, dessa vez para o Carolina Panthers; antes, havia eliminado o Grenn Bay Packers.

Em 2004, nada mudou. Os Eagles foram campeões de divisão pelo quarto ano consecutivo, com 13-3. Minnesota Vikings foi a vítima inicialmente, e depois o Atlanta Falcons foi derrotado e finalmente a equipe comandada por Andy Reid estava no Super Bowl.

O adversário foi o New England Patriots de Bill Belichick, que conquistou o terceiro título em quatro temporadas e concretizou mais um ano batendo na trave para Reid; veja:

KANSAS CITY CHIEFS: Agora vai?

PUBLICIDADE

Ele chegou no Kansas Cty Chiefs em 2013 com uma missão: levar a franquia novamente ao Super Bowl depois de décadas de seca. Sua jornada foi árdua, assim como no Philadelphia Eagles bateu na trave diversas vezes, mas agora ele tem uma nova chance.

Em sete temporadas, Andy Reid levou os Chiefs aos playoffs em seis oportunidades, sendo quatro como campeão de divisão.

Uma das piores derrotas no período foi a histórica virada sofrida para o Indianapolis Colts na temporada de estreia na franquia. Após estar vencendo o primeiro tempo por 38 a 10, os Chiefs sofreram um inacreditável virada por 45 a 44 e foram eliminados dos playoffs na ocasião.

Outra derrota dura foi na temporada passada. Jogando em casa, contra o New England Patrios, Andy Reid teve seu algoz novamente pela frente e perdeu na prorrogação em um embate épico.

PUBLICIDADE

Como lado positivo, as vitórias nos playoffs deste ano foram os melhores momentos. Contra o Houston Texans, a vantagem chegou a ser de 24 a 0 para o adversário, mas Mahomes e companhia viraram o placar.

Diante dos Titans, na final de Conferência, o rival vencia por 17 a 7, mas os favoritos acordaram e venceram até com certa facilidade.

Confira os números temporada por temporada de Andy Reid no comando do Kansas City Chiefs:

  • 2013/14
    campanha 11-5, seed 5, derrotado no wild card;
    Indianapolis Colts 45 x 44 Kansas City Chiefs

 

PUBLICIDADE
  • 2014/15: campanha 9-7, fora dos playoffs

 

  • 2015/16: campanha 11-5, seed 5
    Vitória por 30 a 0 contra o Houston Texans no wild card e derrota por 27 a 20 para o New England Patriots no divisional

 

  • 2016/17: campanha 12-4, seed 2 e campeão da divisão
    Derrota para o Pittsburgh Steelers por 18 a 16 no divisional

 

  • 2017/18: campanha 10-6, seed 4 e campeão de divisão
    Derrota para o Tennessee Titans por 22 a 21 no wild card

 

PUBLICIDADE
  • 2018/19: campanha 12-4, seed 1 e campeão de divisão
    Vitória por 31 a 13 contra o Indianapolis Colts no divisional e derrota por 37 a 31 para o New England Patriots na final da AFC.

 

  • 2019/20: campanha 12-4, seed 2 e campeão da divisão
    Vitórias contra Texans e Titans e ida ao Super Bowl

ANDY REID + PATRCK MAHOMES: o casamento dos sonhos

Alex Smith foi o quarterback de Andy Reid durante suas primeiras cinco temporadas nos Chiefs. Em 2017, Mahomes foi draftado na escolha 10 geral e passou seu primeiro ano no banco de reservas.

Em sua segunda temporada na NFL, virou titular e o monstro saiu da gaiola: em um sistema genial comandando pelo head coach, Mahomes foi o casamento perfeito e foi MVP logo em sua temporada de estreia como titular.

PUBLICIDADE

50 touchdowns – números dignos de Peyton Manning, Tom Brady e Dan Marino -, 5,097 mil jardas e uma magia poucas vezes vistas na NFL. Agora, os dois buscam a consagração final: o título do Super Bowl.

O LEGADO NO PHILADELPHIA EAGLES

Mesmo longe do Philadelphia Eagles, Andy Reid tem ligação com o primeiro e único título de Super Bowl da franquia. Não é raro ver torcedores de seu ex-time o reverenciando e se manifestando ao seu favor. Aliás, é possível notar parte da torcida dos águias torcendo pela vitória dos Chiefs por conta do treinador.

Patrick Mahomes se impressionou com a viagem que fez junto com Reid para a região da Philadelphia: “Ele é normalmente o favorito em qualquer lugar que ele vá.”

PUBLICIDADE

O legado dele permaneceu e o carinho é eterno.

Primeiramente, a cultura imposta por Andy Reid em Philly é um dos motivos para que a franquia alcançasse o sucesso anos depois de sua saída. Pode-se dizer que existe um Philadelphia Eagles antes e outro depois do head coach.

A prova do legado e que há contribuição com a conquista do Super Bowl por parte de Reid está em Doug Pederson, o atual treinador dos Eagles. Ele foi pupilo de Andy nos Chiefs e trabalhou como coordenador ofensivo. Por lá, aprendeu muito de plano de jogo e lapidou sua mentalidade ofensiva com a mente genial do HC de Kansas.

Em resumo, Doug Pederson faz parte da chamada “árvore genealógica” de Andy Reid. Inclusive, o treinador dos Chiefs é um dos mais grandiosos da história em transformar coordenadores em futuros head coachs.

PUBLICIDADE

NÚMEROS

Ele é considerado por muitos como o “melhor treinador sem Super Bowl” da história da NFL. Veja alguns números relevantes:

Treinador do Ano pela AP (2002)
Treinador do Ano pela Sporting News (2000, 2002)
Treinador do Ano pela Pro Football Weekly (2002)
Treinador do Ano pela Maxwell Club (2000, 2002, 2018)
4x Campeão divisão AFC oeste: 2016, 2017, 2018 e 2019
6x Campeão divisão NFC leste: 2001, 2002, 2003, 2004, 2006 e 2010.
1x Campeão da NFC: 2004
1x Campeão da AFC: 2019
Recorde 14-14 em playoffs.

FICHA TÉCNICA

PUBLICIDADE

Nome: Andrew Walter Reid
Data de nascimento: 19 de abril de 1958 (61 anos)
Local de nascimento: Los Angeles, Califórnia
Faculdade: BYU

LEIA MAIS:

Andy Reid defende Jimmy Garoppolo e expressa gratidão por apoio no Super Bowl
Análise – Kansas City Chiefs: a identidade de um ataque orquestrado por Andy Reid e executado por Patrick Mahomes
Mahomes expressa vontade em dar título do Super Bowl a Andy Reid