Home Games Coronavírus: Torneios de esport são afetados em função da epidemia

Coronavírus: Torneios de esport são afetados em função da epidemia

Diversas competições já foram adiadas devido à epidemia de coronavírus

Por Filipe Carbone em 30/01/2020 17:33 - Atualizado há 2 anos

Chung Sung-Jun/Getty

A epidemia de coronavírus que atingiu parte da China, Ásia e que começa a se espalhar por outros países do mundo tem sido destaque nos principais jornais. Apesar de parecer distante de toda essa confusão, o cenário dos esportes eletrônicos também vem sofrendo com as consequências do surto.

Conhece os ícones e heróis do esporte eletrônico brasileiro? Pesquisa revela quem são! Clique aqui para saber

Com mais de 8,1 mil pessoas contaminadas pela doença e cerca de 170 mortes registradas, segundo o site Exame, a epidemia parece chegar cada vez mais perto do Brasil, que já registrou nove casos suspeitos de coronavírus. Com o objetivo de não colocar o público e os jogadores em risco de contaminação, organizações de torneios de esport adiaram diversos eventos, incluindo um que seria realizado no Rio de Janeiro no dia 14 de fevereiro.

Além de Counter-Strike, outros torneios de esport já foram suspensos pelas respectivas organizações em função do coronavírus. Entre eles League of Legends, Overwatch League e até mesmo um campeonato de vídeogame de Pokémon que seria realizado na China.

As finais do classificatório para a WESG de Counter-Strike: Global Offensive estavam previstas para acontecer na capital carioca, mas acabaram sendo adiadas. Isso porque a grande final do torneio, que seria realizado na China, também ficou sem data para acontecer em função da epidemia de coronavírus. Antes, as finais do classificatório Ásia-Pacífico já haviam sido suspensas pela organização.

League of Legends afetado

No entanto, não foi apenas competições de Counter-Strike que foram afetadas pelo surto. No último domingo (26), a organização da League of Legends League (LPL), o Campeonato Chinês do MOBA da Riot, também teve a rodada adiada. As partidas aconteceriam no fim de semana, mas acabaram sendo adiadas.


Adiamento da LPL foi feita pela própria desenvolvedora de LoL. (Divulgação/Riot Games)

O anúncio da LPL foi feita por meio das redes sociais quando as equipes ainda se preparavam para iniciar a segunda semana do campeonato de LoL. De acordo com a organização, as partidas foram adiadas para “garantir a segurança e a saúde de nossos jogadores e fãs”. Além disso, pediram desculpa por terem tomado a decisão.

“Para nossos fãs, pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido e compartilharemos toda e qualquer informação o mais rápido possível. Fique seguro e obrigado a todos pelo apoio”, disse o comunicado.

Outra liga profissional de League of Legends que teve o início afetado foi a Pacific Championship Series (PCS). O torneio que será disputado entre 10 equipes de Taiwan, Hong Kong, Macau e outros países do Sudeste Asiático, teria início no próximo dia 8 de fevereiro.

O anúncio foi em declaração publicada na página da PCS no Facebook: “À luz do novo surto de coronavírus e seu desenvolvimento em nossa região, decidimos adiar o início do PCS no interesse da segurança e bem-estar de nossos jogadores e equipes. Entre outras considerações, vários membros da equipe operacional e da(s) equipe(s) foram afetados pelas restrições de viagem implementadas para mitigar a propagação do vírus.”

Afetada de forma menos severa, a League of Legends Champions Korea (LCK) teve sua data de início mantida, dia 5 de fevereiro, mas não haverá presença de público na primeira etapa da liga coreana.

Blizzad se pronuncia sobre Overwatch League da China


Partidas de fevereiro e março foram adiadas. (Divulgação/Blizzard)

Última empresa da indústria dos games a se pronunciar sobre o assunto, a Blizzard veio a público nesta quinta-feira (30) para informar sobre os adiamentos na Overwatch League da China. Além de diversos eventos que iriam marcar o início da temporada, todas as partidas que aconteceriam nos meses de fevereiro e março foram canceladas.

Contudo, mesmo após adiar as partidas a Blizzard afirmou que todos os jogos serão realizados ainda esse ano. No entanto, não deu um prazo para isso acontecer, dando a entender que dependerá até quando a epidemia de coronavírus vai se estender no país.

“Nós decidimos cancelar nossas partidas de fevereiro e março na China para proteger a saúde a segurança de nossos jogadores, fãs e de nossa equipe. Esperamos que os fãs tenham um Ano Novo Lunar seguro, e nos mantemos incrivelmente empolgados para jogar as partidas da Overwatch League na China posteriormente nesta temporada”, diz o comunicado.

Campeonato de Pokémon adiado

Nem os torneios dos monstrinhos escaparam da epidemia do vírus no país. Previsto para acontecer na segunda-feira (2), um campeonato de videogame de Pokémon também foi adiado pela organização em função da doença. A organização do torneio chegou a pedir para os participantes irem de máscara e avisarem se sentissem algum mal estar, mas acabou cancelando o torneio no dia seguinte.

“Olá jogadores! Para proteger os Pokémon na região, o evento Pokémon Video Game Championship inicialmente marcado para 2 de fevereiro será cancelado. Pedimos desculpas por isso. O evento do dia 9 deve continuar como o de costume”, revelou a página na rede social.

*Vinicius Matheus colaborou com a matéria.

LEIA MAIS

Faming Simulator 19 está gratuito na Epic Games Store

Novo The Sims pode estar em desenvolvimento pela Electronic Arts

Exit mobile version