Home Automobilismo Fórmula E mantém certificado de eventos sustentáveis

Fórmula E mantém certificado de eventos sustentáveis

A Certificação ISO 20121 foi  renovada para a Fórmula E, que continua com o padrão-ouro no esporte para eventos sustentáveis

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.
PUBLICIDADE

A Fórmula E manteve sua posição como a única série de corridas a receber certificação ISO 20121, continuando a estabelecer o padrão internacional para práticas sustentáveis em eventos esportivos.

Automobilismo de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Com novas ideias e inovações para ajudar a educar e inspirar todo o ecossistema a reciclar e reduzir ativamente a quantidade de resíduos produzidos no local, a Fórmula E mais uma vez atendeu aos rígidos critérios necessários para manter o mais alto nível de certificação para eventos sustentáveis.

Além de promover competições sustentáveis, o objetivo principal da Fórmula E é acelerar a adoção de veículos elétricos no mundo e, por sua vez, ajudar a combater a poluição do ar em algumas das cidades mais superpovoadas do planeta.

PUBLICIDADE

“O conceito da Fórmula E foi criado com o objetivo principal de acelerar a adoção de veículos elétricos e promover práticas sustentáveis, conscientizando os benefícios da condução elétrica e como a mobilidade limpa pode combater as mudanças climáticas”, disse Julia Pale, consultora de sustentabilidade da F-E.

”Realizamos eventos com sustentabilidade em primeiro plano e a certificação ISO 20121 renovada mostra nosso compromisso com essa causa e atua como um lembrete do que alcançamos e também nossa ambição de continuar inovando nessa área.”

Para acelerar a mudança para o setor elétrico e permitir que mais pessoas adotem energia limpa, a Fórmula E construiu um programa de sustentabilidade baseado em pilares que incluem eventos sustentáveis com um impacto positivo significativo em cada cidade-sede e o uso da plataforma global para promover carros elétricos e o seu papel no combate à poluição do ar.

A certificação ISO 20121 – concedida pelo órgão de acreditação SGS e confirmada após três auditorias de vigilância separadas na última temporada – mostra o compromisso incansável da Fórmula E de avançar para um futuro mais limpo e mais rápido.

PUBLICIDADE

Trabalhando em estreita colaboração com parceiros e fornecedores, a série de corridas de rua elétrica aumentou o número de iniciativas para melhorar o gerenciamento de resíduos. Isso inclui, entre outras, as estações de hidratação da Allianz, bolsas de água para acabar com as garrafas plásticas de uso único e marca reciclável sem PVC.

As bolsas de água da marca – reutilizáveis e recicláveis – são entregues gratuitamente a espectadores e funcionários de cada evento, com estações de recarga estrategicamente posicionadas em todo o paddock, áreas de hospitalidade e zona de fãs do Allianz E-Village.

Introduzidos no início da temporada passada, os ‘guardas florestais’ estão localizados em áreas de grande atividade, ajudando a educar equipes, funcionários e espectadores sobre como extrair o máximo dos métodos de reciclagem e disposição de resíduos.

Além de promover a reciclagem e as diferentes formas de disposição de resíduos, a Fórmula E está trabalhando em conjunto com fornecedores e parceiros, como Umicore e a CSM Live para colocar soluções sustentáveis em todas as atividades.

PUBLICIDADE

A Fórmula E se uniu a especialistas do setor da Umicore – uma das poucas empresas em todo o mundo a oferecer uma jornada completa de reciclagem de baterias de íons de lítio – para recuperar e reorientar as células usadas nos carros de primeira geração, com fim de uso prolongado.

A série também trabalha lado a lado com fornecedores globais, como a CSM Live, que desenvolveu uma nova marca sustentável e sinalização na pista, que foi introduzida na corrida em Roma usando material inovador e reciclável.

O ISO 20121 é o padrão internacional de sustentabilidade em eventos e começou logo após as Olimpíadas de Londres em 2012, implementando um sistema de gestão focado em três metas principais; reduzindo a pegada ambiental individual dos eventos, criando um modelo financeiro de sucesso para o crescimento e tornando-se mais socialmente responsável.

A Fórmula E também se junta a outros grandes eventos esportivos internacionais para obter a certificação ISO 20121, incluindo os Jogos Olímpicos de Verão Rio 2016, o Campeonato Europeu da UEFA de 2016, na França, e o Aberto de Tênis Roland Garros Open, também na França.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Fórmula E: Porsche lança o documentário “Start From Zero”
Fórmula E: Circuito de rua passa por mudanças para o ePrix de Santiago