Home Extracampo Federação Paulista barra homens e apresenta campanha “Elas no Estádio”

Federação Paulista barra homens e apresenta campanha “Elas no Estádio”

Ao lado dos 16 clubes do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol lançou a campanha ‘Elas no Estádio’, como forma de incentivo para que as mulheres frequentem os jogos do seu time

Tabatha Selestino Maia Simões
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Na manhã desta terça-feira (21), a Federação Paulista de Futebol abriu as portas para as jornalistas esportivas e coletivos de torcedoras de alguns dos principais times da cidade de São Paulo (Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Guarani) para falar sobre algo importante: a participação das mulheres nos estádios.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Você sabia que apenas 14% do público que frequenta os estádios no Paulistão é feminino? As informações são do Datafolha. Diante disso, a FPF e os 16 clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 se uniram em um movimento para a ampliação desse número e lançaram o ‘Elas no Estádio’.

Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do movimento, juntamente com Laura Louzada, coordenadora de marketing do Botafogo FC, foram as responsáveis por receber as profissionais e torcedoras em uma coletiva seletiva, já que os homens foram barrados na porta — eles só conversaram com as responsáveis após o término do evento.

PUBLICIDADE

A atitude, segundo as apresentadoras, é para causar a mesma sensação de restrição social que as mulheres sentem em dia de jogos.

Durante a coletiva, foi abordado as três ações que foram propostas pela Federação para o Paulistão: contato com órgãos públicos de segurança para ter apoio no dia a dia dos estádios; uma delegada mulher direcionada para esse atendimento; além disso, um canal de e-mail ([email protected]), e, por fim, o contato dos clubes diretamente com suas torcedoras.

Problemas que as mulheres enfrentam

Aline e Laura fizeram questão de frisar que o principal problema encontrado na pesquisa, que tinha como objetivo entender os motivos de as mulheres frequentar, ou não, os estádios, é a sensação da falta de segurança e o incentivo do círculo social.

A campanha, segundo Aline, está sendo discutida para que avance para os outros campeonatos, mas o foco é no Paulistão desse ano.

PUBLICIDADE

“Muito importante, aliás, é imprescindível”

Rita, torcedora do Corinthians, é participante do MTPC (Movimento Toda Poderosa Corintiana) e falou um pouco com a reportagem do Torcedores.com sobre a importância da campanha na sua visão.

“Muito importante, aliás, é imprescindível, porque nós mulheres gostamos de futebol. Muitas vezes, a gente se sente tolida, porque, como a Aline pontuou bem agora, levantam quatro pessoas da mesa e vão pro jogo e nós não somos convidadas. Esses coletivos, essa iniciativa da Federação e dos 16 clubes são importantes para mostrar que a gente gosta de futebol e que a gente vai torcer. A importância de uma atuação conjunta é muito relevante pra aumentar a participação feminina, pra integrar, pra uma mudança até na sociedade”, opinou ela.

Rita

Torcedora Rita – Crédito: Tabatha Maia/Torcedores

LEIA MAIS:

Gatorade lança documentário com presença de Cristiane e participação de Gabriel Jesus

PUBLICIDADE