Home Extracampo FPF emite nota de repúdio contra gritos homofóbicos em jogo da Copa São Paulo

FPF emite nota de repúdio contra gritos homofóbicos em jogo da Copa São Paulo

Ofensas foram para o goleiro Túlio, do Sport, que empatou sem gol com o Audax e avançou para a segunda fase do torneio sub-20

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Na última quinta-feira (9), o goleiro Túlio, do Sport, acabou sendo vítima de gritos homofóbicos em partida contra o Audax-SP, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. As ofensas foram relatadas em súmula pelo árbitro Thiago Luis Scarascati. Nesta sexta, a Federação Paulista de Futebol (FPF) se pronunciou em nota oficial.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“A FPF manifesta total repúdio ao episódio de ofensas homofóbicas relatado durante partida da @Copinha em Osasco, nesta quinta-feira (9). Não obstante a força da lei, que enquadra como crime atos de homofobia, é inadmissível que episódios sórdidos e desprezíveis como este ainda ocorram em nossos estádios. A FPF reforça que o árbitro Thiago Luis Scarascati agiu de pleno acordo com as novas orientações e paralisou a partida duas vezes até que cessassem as ofensas homofóbicas. O fato foi relatado em súmula e será encaminhado à Justiça Desportiva. Jogos da Copinha, do Paulistão ou qualquer outra competição serão paralisados quantas vezes forem necessárias caso novos episódios ocorram. O futebol paulista seguirá sua luta contra a intolerância e o preconceito, e a favor da democracia, da diversidade étnica, sexual, religiosa e de gênero”, diz o comunicado.

O ocorrido foi detalhado por Thiago Luis após o apito final do duelo que terminou empatado e sem gol. O resultado classificou o Rubro-Negro pernambucano e eliminou os anfitriões do grupo 28. A liderança da chave ficou com a Desportiva Paraense, que obteve seis pontos em nove possíveis. Já o Moto Club, que somou apenas um, terminou na lanterna.

“Aos cinco minutos do segundo tempo paralisei a partida devido a torcida do Grêmio Osasco Audax E. C. entoar gritos homofóbicos “O BICHA”, quando o goleiro da equipe do Sport Club do Recife cobrava o tiro de meta, avisei então ambos os capitães bem como ambos os treinadores, o motivo da paralisação. O capitão da equipe do Grêmio Osasco pediu aos torcedores que não realizassem tal ato. Aos seis minutos e 30 segundos do segundo tempo ocorreu novamente a situação acima citada, paralisei novamente a partida e pedi ao policiamento a possibilidade de um suporte fora do campo para controlar a situação, nesse momento o sistema de som comunicou aos torcedores para que os atos fossem cessados, causando assim um efeito positivo aonde pudemos seguir o jogo até o seu fim”, informou o árbitro na súmula do jogo.

PUBLICIDADE

Leia também:

Copa do Brasil 2020: Globo transmitirá cinco jogos na primeira fase

Crianças pedem ajuda na delegacia após vizinha tomar bola