Home Esportes Olímpicos França bate Alemanha e garante vaga olímpica no vôlei masculino

França bate Alemanha e garante vaga olímpica no vôlei masculino

Em Berlim, franceses calam ginásio, batem a Alemanha e garantem vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Partida terminou em 3 sets a 0

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Não deu para a Alemanha. Em plena Berlim, quem riu por último foi a França. A festa azul foi completa. O time francês fez 3 sets a 0 e com isso garantiu vaga para os Jogos de Tóquio no vôlei masculino. O torneio pré-olímpico reuniu 8 equipes europeias. Apenas uma poderia se classificar. Logo, a vaga ficou com a campeã. Dessa forma, os franceses carimbam a vaga para a sua 5ª edição olímpica.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Acabou sendo mais fácil do que se poderia imaginar. A França, de fato, era favorita ao título por ter a equipe mais técnica. Mas ninguém estava esperando uma vitória por 3 sets a 0. Isso porque a Alemanha vinha fazendo uma boa competição. O time de Berlim até teve 3 vitórias e 1 derrota nos quatro jogos que disputou até a grande final. Era portanto uma campanha melhor que a dos franceses. O time da França tinha 2 vitórias e 2 derrotas no torneio até esta final.

Mas o sonho alemão parou nesta sexta-feira (10). Dessa forma, a equipe vai aumentar o seu hiato de ausência olímpica. A equipe não esteve nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. A última edição olímpica com a presença da Alemanha no vôlei masculino foi nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

PUBLICIDADE

Ngapeth

As últimas semanas foram intensas para o jogador francês Earvin Ngapeth. Há alguns dias ele foi preso no Brasil acusado de importunação sexual. Algumas semanas depois do polêmico episódio, ele esteve presente neste pré-olímpico. E, de fato, foi decisivo para a classificação francesa. E não só nesta final. Isso porque Ngapeth foi fundamental para a classificação na Semifinal contra a Eslovênia. O time estava perdendo por 2 sets a 0, mas Ngapth fez 18 pontos e ajudou a colocar a França na decisão contra a Alemanha.

A França nas Olimpíadas

Com o resultado, a França vai para a sua 5ª edição olímpica. Mas este é um resultado diferente dos outros. Isso porque esta é a primeira vez na história que a França se classifica para duas edições de Jogos Olímpicos desde 1992, em Barcelona. A França esteve presente nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, de Barcelona, em 1992, de Atenas, em 2004 e do Rio de Janeiro, em 2016.

Mas apesar dessas classificações, o fato é que a equipe jamais conquistou uma medalha olímpica. A melhor posição de sua história veio justamente nos Jogos de Seul, em 1988, com uma 8ª posição. Seja como for, os franceses chegarão em Tóquio com pinta de favoritos ao pódio.

Os classificados

Com a confirmação da França na competição, o torneio do vôlei masculino vai tomando forma. O Brasil também já está classificado ao bater a Bulgária em agosto do ano passado no Pré-Olímpico Mundial. Além deles, já estão classificados Estados Unidos, Argentina, Polônia, Itália, Tunísia e Japão.

PUBLICIDADE

Ainda faltam 3 vagas por completar. Elas serão ofertadas para o campeão do pré-olímpico sul-americano, o campeão da América do Norte e Caribe e o campeão asiático. Todas essas seleções serão conhecidas até, no máximo, o domingo (12).

Detalhado

  • França 3 x 0 Alemanha (25-20, 25-20, 25-23)

LEIA MAIS

Argentina vence Colômbia e garante vaga olímpica no vôlei feminino