Pouco a pouco o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio vão tomando forma. Nesta quarta-feira (22), o torneio pré-olímpico da Ásia conheceu os seus finalistas. Coreia do Sul e Arábia Saudita farão a grande final da competição. Dessa forma, as duas equipes garantiram a classificação para a competição. Isso porque o torneio asiático dá três vagas para a competição em Tóquio. Assim, os dois finalistas já carimbaram o passaporte para o Japão.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A outra vaga será definida na disputa pelo terceiro lugar do torneio. A partida será entre Austrália e Uzbequistão. O jogo está marcado para o próximo sábado (25). Desta partida, sairá a quarta e última vaga asiática dos Jogos Olímpicos para o futebol. Isso porque o Japão já está classificado. Vale lembrar que os japoneses já garantiram a vaga porque são os anfitriões da competição.
Nas semifinais, a Coreia do Sul venceu a Austrália por 2 a 0. Já a Arábia Saudita venceu o Uzbequistão por 1 a 0. Assim, as duas equipes garantiram as suas vagas para o torneio. Outra seleção que chegou bem perto da vaga foi a Síria. A seleção perdeu para a Austrália nas quartas de final do torneio por 1 a 0. Ou seja, esteve a dois jogos de conseguir a vaga olímpica. Vale lembrar que o país está passando por uma guerra devastadora. O curioso é que a equipe esteve próxima do Mundial de 2018, mas também foi parada nas Eliminatórias pela Austrália.
Os Jogos
O torneio de futebol olímpico é um dos mais populares da competição. No naipe masculino a competição conta apenas com jogadores com menos de 23 anos. Mas vale lembrar que cada seleção pode contar com até três jogadores que ultrapassem essa idade. Até este momento, 11 países já conseguiram vaga para o torneio. A Europa será representada por França, Alemanha, Espanha e Romênia.
A África terá Costa do Marfim, Egito e África do Sul. A Oceania estará em Tóquio com a Nova Zelândia. A Austrália compete pela Ásia e está a um jogo da classificação. Já a Ásia terá Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, além do vencedor de Austrália e Uzbequistão.
Dessa forma, faltam apenas as vagas da América do Sul e da América do Norte. Todas essas vagas serão conhecidas, no máximo, até o dia 1º de abril. O atual campeão olímpico veio da América do Sul. O Brasil se sagrou campeão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O time conquistou o ouro ao vencer a Alemanha nos pênaltis no estádio do Maracanã.
LEIA MAIS
Entenda por que os pré-olímpicos de handebol da Europa e da África interessam ao Brasil

