Home Games Consultor explica adiamentos de games indies: “só se tem uma chance para lançar”

Consultor explica adiamentos de games indies: “só se tem uma chance para lançar”

Os adiamentos no lançamento de games que em alguns casos entristecem os jogadores, fazem parte da estratégia de gestão empresarial; entenda na entrevista

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.

Em meio às notícias de adiamentos de games considerados “AAA”, é interessante perceber o processo de lançamento de games indies, que possuem realidades específicas; o Torcedores.com conversou com Jesús Fabre, consultor de marketing e negócio para jogos independentes, que explica interessantes fatos do mercado.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Confira também: Cinco melhores jogos grátis para PC; veja a lista neste link.

Entre os jogos AAA, o motivo constantemente divulgado para um adiamento na data de lançamento, é a necessidade de mais tempo para melhorias; como se explica esta situação? 

PUBLICIDADE

O aprimoramento e ainda achar bugs na fase de playteste são os motivos principais. Só se tem uma chance para lançar e sempre é melhor adiar que ficar atualizando depois, quando os reviews já tenham sido publicados.

Quais outros motivos também podem ser apontados?

Quando o game é multi-plataforma, acontece que pode demorar para ter sua aprovação pelos diferentes donos das plataformas para ser lançado nas lojas deles.

Do ponto de vista mercadológico, a mudança de data também pode ser uma estratégia?

PUBLICIDADE

Às vezes o jogo está pronto, mas não pode ser lançado na data em que ele fica finalizado, porque tem outros lançamentos que vão competir fortemente e até eclipsar a atenção que seria para ele.

A relação com parceiros e publicadoras também pode modificar o planejamento de um lançamento?

Pode acontecer de ter uma publisher interessada num jogo, e ela começa negociar com a desenvolvedora, demorando mais do esperado para lançar o game, mas ao mesmo tempo esse novo parceiro pode aumentar a qualidade e visibilidade do jogo depois no lançamento. Ou o jogo não ter recursos para ser concluído, aí os desenvolvedores procuram por investimento em vez de lançar ele às pressas.

Jesús Fabre possui o site www.jesusfabre.com, voltado para a divulgação de suas atividades em marketing e comunicação de games.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

POKÉMON GO: CONFIRA OS EVENTOS DE JANEIRO DE 2020

POKÉMON SWORD E SHIELD: CONHEÇA OS LENDÁRIOS ZACIAN E ZAMAZENTA

PUBLICIDADE

NINTENDO YEAR IN REVIEW 2019: SAIBA COMO VER AS ESTATÍSTICAS DO SWITCH