Home Futebol Goleada de 12 a 1, vice em 91 e finalista de 2020: relembre o histórico do Grêmio na Copa São Paulo

Goleada de 12 a 1, vice em 91 e finalista de 2020: relembre o histórico do Grêmio na Copa São Paulo

Imortal, que teve chance de vencer a Copinha na geração de Danrlei, busca título inédito, sábado, contra o Internacional no Pacaembu

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Dos doze clubes considerados grandes no futebol brasileiro, apenas três nunca conquistaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um deles é o Grêmio, que pode acabar com essa história no próximo sábado (25), às 10h (de Brasília), quando enfrenta justamente o arquirrival Internacional na decisão do torneio no Pacaembu.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Esta é a segunda vez que o Tricolor chega a uma final. Em 1991, bateu na trave. Depois de perder para o União São João de Araras (1 a 0) e vencer Mixto (2 a 1), Londrina-AP (5 a 1) e Palmeiras (2 a 1), numa época em que os grupos tinham cinco integrantes, a equipe avançou em segundo lugar na chave D.

A etapa seguinte também era com grupos, porém de quatro times cada. O Grêmio triunfou sobre Novorizontino (3 a 1) e Matsubara-PR (2 a 1), antes de ficar no 2 a 2 com o Atlético-MG, suficiente para avançar na liderança, única forma possível de classificação, já que somente uma equipe sobrevivia nas chaves nesta fase.

PUBLICIDADE

A final de 1991

Na sequência, o desafio foi a semifinal. Duelo contra o São Paulo e empate sem gol. Nos pênaltis, deu Imortal, que foi à final enfrentar a Portuguesa, de Dener. O craque logo colocou a Lusa na frente. Sinval, Tico e Pereira completaram o que virou goleada: 4 a 0, título para os paulistas e sonho adiando no lado dos gaúchos.

Naquela partida, o Grêmio esteve em campo com: (1) Danrlei; (13) Leonel, (3) Luis Carlos, (5) Grotto e (6) Emerson; (14) Edvaldo (Miguel), (8) Jamir e (11) Mabília; (7) Luciano André, (9) Rubens (Rui) e (19) Alexandre. Barata era o técnico.

Além deste vice, o Tricolor foi eliminado em três oportunidades na semifinal. Outro destaque no histórico do clube na competição é a goleada de 12 a 1 imposta sobre o Ypiranga-PE em 2008, uma das maiores da Copinha até hoje.

PUBLICIDADE

Campanha atual

Já agora, em 2020, tudo começou nos 2 a 0 para cima do Real-DF. Teve ainda o empate (1 a 1) com o Juventus e a vitória maiúscula (4 a 0) diante do União Mogi, em jogos válidos pelo grupo 21, que terminou com o representante do Rio Grande do Sul como líder.

Nas partidas de mata-mata, triunfos contra União ABC (1 a 0), Chapecoense (4 a 0), Atlético-MG (4 a 1), Vasco (nos pênaltis, após 1 a 1) e Oeste (1 a 0). Sendo este último o jogo que classificou os gremistas para encontrar o Colorado neste fim de semana.

Se o tabu será quebrado desta vez, ninguém sabe. Certo mesmo é que, independentemente do resultado e do local, o torcedor tricolor estará “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”.

PUBLICIDADE

Leia também:

Juventude x Internacional: saiba como assistir ao jogo do Gaúcho AO VIVO online

Renato Gaúcho “banca” e diz que vai recuperar futebol de Thiago Neves no Grêmio

Olimpíadas 2020: futebol masculino tem 11 vagas preenchidas das 16 disponíveis

PUBLICIDADE