Home Futebol Olimpíadas 2020: futebol masculino tem 11 vagas preenchidas das 16 disponíveis

Olimpíadas 2020: futebol masculino tem 11 vagas preenchidas das 16 disponíveis

Na Colômbia, Brasil busca presença nos Jogos Olímpicos, enquanto que seleções como Alemanha e França já estão garantidas

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

A Colômbia está recebendo o Pré-Olímpico sul-americano, que classifica duas seleções do continente para Tóquio-2020. A praticamente seis meses do evento que reúne as principais modalidades e os grandes nomes do esporte mundial, quase todas as vagas estão preenchidas no futebol masculino.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Serão 16 equipes na disputa do ouro. Onze já estão garantidas na fase de grupos. Nesta quarta-feira (22), dois países da Ásia entraram na lista. Bronze em Londres-2012, a Coreia do Sul derrotou a Austrália, por 2 a 0, e vai jogar a competição pela nona vez consecutiva. A vitória aconteceu na partida de semifinal do Campeonato Asiático Sub-23. No outro lado da chave, a Arábia Saudita passou pelo Uzbequistão e também assegurou presença: 1 a 0.

Sul-coreanos e sauditas disputam o título do certame sediado na Tailândia no próximo domingo (26), às 9h30 (de Brasília). Antes, no sábado, no mesmo horário, os perdedores das semifinais brigam pelo terceiro lugar, que também classifica para a Olimpíada. Vale lembrar que o Japão, por ser o anfitrião, está confirmado.

PUBLICIDADE

Na Europa estão definidas as quatro seleções que representarão a Uefa. O Europeu Sub-21 de 2019 teve Espanha como campeã e a Alemanha sendo vice. Ambas carimbaram o passaporte, assim como França e Romênia, que pararam nos confrontos contra os finalistas.

Tudo resolvido também na África, onde Egito, Costa do Marfim e África do Sul abocanharam, respectivamente, as três primeiras colocações da Copa das Nações Africanas Sub-23. O torneio qualificatório foi finalizado em novembro.

A Nova Zelândia, vencedora na Oceania, é outra que estará em Tóquio. Resta saber quem ficará com as duas vagas disponíveis para as Américas do Norte e Central (Concacaf), que conhecerá as seleções sobreviventes em abril, além, é claro, dos apurados na Conmebol.

Leia também:

PUBLICIDADE

Brasil x Uruguai: veja como assistir ao jogo do Pré-Olímpico AO VIVO na TV

Bruno Guimarães sobre o futuro: “Quero ir para um lugar onde eu possa jogar grandes campeonatos e aprender”

Pia Sundhage espera seguir na Seleção após Tóquio-2020, mas avisa: “Queremos o ouro”