Home Esportes Olímpicos Iêda Guimarães: Conheça a história da atleta que é esperança do Brasil no Pentatlo

Iêda Guimarães: Conheça a história da atleta que é esperança do Brasil no Pentatlo

Ieda Guimarães é o principal nome do Pentatlo brasileiro na atualidade. Aos 19 anos, a atleta já tem o passaporte carimbado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Juliana Puttini
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Maria Ieda Chaves Guimarães nasceu no dia 30 de agosto de 2000, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 19 anos, a atleta será uma das representantes do Brasil no Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos do Japão.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ieda começou muito cedo no esporte, com apenas 9 anos de idade foi chamada por um amigo de seu pai para participar do PentaJovem, um projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. E desde então não largou mais.

Apesar da pouca idade, já são 10 anos de carreira. Uma carreira que, certamente, ainda tem muito à crescer e evoluir, mas que está sendo trilhada de maneira brilhante até aqui.

PUBLICIDADE

Quando Ieda chegou ao PentaJovem, ela só praticava natação, mas ao longo dos anos, foi evoluindo de forma rápida e se aperfeiçoando nos outros esportes, mostrando muito talento e, acima de tudo, dedicação e disciplina. Como resultado ela é hoje o grande nome do Pentatlo no Brasil.

Vale ressaltar que carioca recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania e é militar com a patente de Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Marinha (CDM).

Confira algumas dos principais resultados de Ieda até aqui:

Medalha de prata no nacional Jovem C (2013).

Título nacional Jovem A (2016).

PUBLICIDADE

Prata no Sul-Americana Jovem A (2016).

17° lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires (2018).

Ouro no revezamento misto ao lado deVictor Aguiar e bronze na prova individual dos Jogos Sul-Americanos Cochabamba (2018).

Quarta colocada geral no Pentatlo nos jogos Pan-Americanos de Lima (2018).

PUBLICIDADE

Eleita em 2018 e 2019 a melhor Pentatleta do Ano pelo prêmio Brasil Olímpico. 

Fechou 2019 em 22º lugar no ranking olímpico de Tóquio 2020.

 

No jogos Pan-Americanos de Lima, aconteceu um fato curioso. Ao cruzar a linha de chegada em quarto lugar, o que para muitos pode parecer uma enorme frustração, para Ieda, foi motivo de muita comemoração. Isso porque, a posição garantiu a pentatleta uma vaga na maior competição esportiva do mundo, os Jogos Olímpicos. Naquele momento, aos 18 anos, ela se tornava a primeira atleta do Pentatlo a conquistar uma vaga em Tóquio. Um feito que foi muito comemorado pela atleta.

PUBLICIDADE

Apesar de toda animação, Ieda se mostrou muito consciente e focada:

 “O pentatlo moderno é um esporte onde tudo pode acontecer. Em uma prova acontecem muitas variáveis, então é chegar lá e dar o meu melhor, porque a medalha é uma consequência disso”. ressaltou a atleta.

Agora, só nos resta ficar na torcida para que Ieda possa fazer o seu melhor em Tóquio, e que ela alce voos ainda mais altos na carreira. Isso é apenas o começo.

 

PUBLICIDADE

O surgimento do Pentatlo

O Pentatlo é um conjunto de cinco provas que exige o máximo de cada atleta, tendo como uma das principais características, o uso das técnicas de treinamento de soldados.

A modalidade surgiu em 708 a.c. na Grécia Antiga. Os responsáveis pelo crescimento e notoriedade do esporte foram os espartanos, que já utilizavam as provas na formação de combatentes. Naquela época, o Pentatlo era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos, onde premiava o atleta mais completo.

As provas eram compostas por: corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Quando restavam apenas dois atletas, eles iam para o duelo final, a luta. O vencedor da última prova ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade.

No início do século XX, um oficial sueco montou outros tipos de provas, onde seu objetivo era demostrar como seria uma infiltração de um militar em terras inimigas. Começava ali, o Pentatlo Moderno

PUBLICIDADE

 Pentatlo Moderno

Pentatlo Moderno é, até hoje, a categoria mais completa dos esportes olímpicos, onde requer do atleta diversas habilidades.

As provas, compostas por: natação, hipismo, esgrima, corrida e tiro a lazer, são disputadas todas no mesmo dia e, ao final da competição, o atleta que somar o maior número de pontos, é o grande campeão.

A ordem das provas são as seguintes:

1ª etapa esgrima: Todos os atletas se enfrentam em disputas com duração de um minuto cada.

PUBLICIDADE

2ª etapa natação:  O atleta nada 200 metros livre o mais rápido possível.

3ª etapa Hipismo:  A prova consiste em montar um cavalo desconhecido em um trajeto de 350m a 450m com 12 obstáculos de no máximo 1,2m, sendo um duplo e um triplo.

4ª e 5ª etapas Corrida e Tiro a laser: São quatro voltas intercalando corrida e tiro. Um percurso total de 3200 metros, onde a cada 800 metros para-se para os disparos. O atleta deve acertar cinco vezes o alvo, que fica posicionado a 10 metros de distância, segurando a arma com apenas uma das mãos. O  tempo máximo para acertar o alvo é de 50 segundos.

Vale lembrar que o Pentatlo era, até pouco tempo, um esporte praticado apenas por homens, e, apenas em nas Olimpíadas de 2000, em Sidney, as mulheres puderam competir no evento pela primeira vez.

PUBLICIDADE

O esporte, que teve sua estreia no ano de 1912, em Estocolmo, Suécia, é um dos mais tradicionais dos Jogos Olímpicos e, apesar de ter sofrido algumas alterações ao longo dos anos, não perdeu sua essência militar. Em 2020, a modalidade será, mais uma vez, uma das atração das olimpíadas de verão, que acontece entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, em Tóquio no Japão.

 

 LEIA MAIS

Aberta as inscrições para o Ironman 70.3 São Paulo

 

PUBLICIDADE