Home Opinião Allan Abi Madi: Jesus deve apresentar um Flamengo diferente em 2020

Allan Abi Madi: Jesus deve apresentar um Flamengo diferente em 2020

Após conquistar títulos importantes em 2019, o Flamengo chega ainda mais forte e com mais repertório para nova temporada

Allan Abi Madi
Colunista do Torcedores.com.

O treinador terá um elenco com mais opções, com jogadores da mesma posição, mas com características diferentes um do outro, permitindo uma variação maior na forma de jogar.

PUBLICIDADE

Os reforços contratados vão permitir que o Mister mude o posicionamento tático de acordo com o adversário, ou dentro da mesma partida. Deixam também o banco de reservas com um nível próximo aos titulares.

Do elenco do ano passado, deixaram o clube Rodinei, Rhofolfo e Reinier. Ainda existe a possibilidade de Piris da Motta e Berrío serem negociados.

PUBLICIDADE

Até o momento, o Flamengo contratou Gustavo Henrique, Thiago Maia, Pedro Rocha, Michael e Pedro, confirmado oficialmente nesta quinta.

Gabigol tem negociação avançada para permanecer pelos próximos anos na Gávea. Caso não fique, o clube vai atrás de outro atacante.

Como falei na coluna da semana passada, o rubro-negro ainda não considera o elenco fechado, principalmente na lateral-direita.

A diretoria buscou nomes dentro do Brasil e nos outros países da América do Sul, mas não houve avanço por conta do “custo-benefício”.

PUBLICIDADE

O clube tem avaliado jogadores que atuam na Europa. William (Wolfsburg) é um que agrada bastante. Outro nome analisado é o de Mariano, que tem o fator “idade” contra.

O Fla segue em busca de lateral enquanto avalia Matheuzinho, da base. Pode até surgir um “Pablo Marí da lateral”. Resta aguardar!

UM FLAMENGO DIFERENTE EM 2020:

Com a chegada de novos jogadores, o técnico Jorge Jesus deve variar a formação tática nos jogos. Esta deve ser a principal mudança para temporada.

Nos títulos conquistados ano passado, o Mister rodou menos a equipe por conta da diferença de qualidade entre titulares e reservas.

PUBLICIDADE

Apenas como exercício, vamos exemplificar algumas situações que podem ocorrer entre uma partida e outra, ou dentro da mesma.

Se o treinador quiser uma zaga mais alta em alguns jogos, por exemplo, Gustavo Henrique pode substituir Rodrigo Caio.

No meio de campo, Jesus pode optar por uma equipe mais compacta, com Thiago Maia, Arão e Gérson, que também pode atuar como meia, substituindo Éverton Ribeiro ou Arrascaeta.

Isso sem falar em Diego, que vem atuando como uma espécie de segundo volante.

PUBLICIDADE

O Flamengo pode jogar com atacantes de velocidade nas “pontas”,  sem Éverton Ribeiro e Arrascaeta. Disputariam posição: Pedro Rocha, Michael, Vitinho e Bruno Henrique.

Na frente, a variedade é ainda maior. Pedro e Gabigol podem fazer uma dupla de ataque mais centralizada, próxima ao gol.

Por outro lado, Jorge Jesus pode optar por um time sem a tal referência, escalando Bruno Henrique e Pedro Rocha (ou Michael), por exemplo.

Com o elenco atual, o Flamengo pode ter formações diferentes, mantendo o mesmo nível da equipe titular na temporada passada.

PUBLICIDADE

Na teoria, o Flamengo começa 2020 com os seguintes times (“A e B”):

Time A: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Time B: César, Matheuzinho, Thuler, Gustavo Henrique e Renê; Thiago Maia, Diego, Vitinho e Michael; Pedro Rocha e Pedro.

Com o decorrer do ano, a escolha pela forma de jogar em cada jogo, esquema tático e titularidade, ficará por conta da competência do técnico Jorge Jesus.

PUBLICIDADE

O certo é que o Mister terá para várias opções. Como o próprio falou, o maior desafio será superar tudo conquistado com o Flamengo em 2019.

LEIA MAIS:
Allan Abi Madi: Flamengo não considera elenco fechado após reforços
Allan Abi Madi: Flamengo encaminha reforços e não deve aproveitar emprestados
Allan Abi Madi: Flamengo com ‘gelo no sangue’ na política e no futebol
Allan Abi Madi: Flamengo define alvos para 2020 e terá saída de jogadores

Allan Abi Madi nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista, colunista no Torcedores.com, comentarista da Rádio Opinião, e gestor da Freedom Group, empresa de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Na internet, tem seu canal Papo de bola. Depois de atuar como advogado por muitos anos descobriu que era no jornalismo esportivo que morava sua verdadeira paixão. Participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, e outros eventos do esporte brasileiro. Focado sempre em dar informação e emitir opinião para quem faz do esporte a melhor coisa do mundo, o torcedor.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Curtiu essa matéria? Siga o colunista no Twitter: Allan Abi Madi – @Allanmadi

Siga também no Facebook: Allan Abi Madi