Home Esportes Olímpicos Judô: Eduardo Yudy conquista bronze em GP e fica mais próximo das Olimpíadas

Judô: Eduardo Yudy conquista bronze em GP e fica mais próximo das Olimpíadas

Brasileiro surpreendeu alemão com um lindo golpe e garantiu mais um pódio para o Brasil na competição. Yudy soma mais 350 pontos no ranking

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Uhhhh. Foi mais ou menos esse o som que se ouviu em Tel Aviv quando o brasileiro Eduardo Yudy venceu o alemão Dominic Ressel pelo Grand Prix de judô. Tudo por causa de dois motivos em especial. O primeiro é que Ressel era favorito para a medalha. Afinal, ele é o 5º colocado no ranking mundial. Eduardo é o 27º. O outro motivo é que o brasileiro venceu o alemão com um lindo golpe ainda nos primeiros momentos da luta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Foi uma espécie de “lançamento” do alemão que fez o brasileiro ficar com a medalha. Dessa forma, Yudy soma mais 350 pontos em sua pontuação. Isso é um grande resultado porque aproxima o brasileiro da vaga olímpica. Mas vale lembrar que a lista com esses classificados só vai ser conhecida oficialmente no próximo dia 30 de maio. Ou seja, às vésperas da competição.

Esta foi a segunda medalha de bronze do Brasil na competição. A primeira foi conquistada ainda na quinta-feira (23), por Daniel Cargnin. Mas naquela ocasião, a medalha em disputa foi pela categoria até 66kg. Nesta sexta-feira (24), além de Yudy, outra brasileira disputou uma medalha. Foi Alexia Castilhos, na categoria até 63kg. Mas ela acabou perdendo para Renata Zachova, da República Tcheca. Seja como for, ela somou mais 252 pontos em sua corrida olímpica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Caminhada

Eduardo Yudy fez uma competição quase perfeita. Ele vinha vencendo todas as lutas e se encaminhou bem para a fase final da competição. Colecionou vitórias diante de atletas do Chipre, de Porto Rico e da Geórgia. Mas na disputa por uma vaga na semifinal, ele acabou sendo derrotado pelo russo Aslan Lappinagov, que foi um dos cabeças de chave da competição em Tel Aviv.

Assim, o brasileiro acabou sendo mandado para a repescagem da competição. Caso vencesse, ele voltaria para disputar a medalha de bronze. E foi exatamente o que aconteceu. Ele venceu Lee Sungho, da Coreia do Sul pela repescagem e na disputa da medalha, bateu o alemão. Portanto, o atleta volta de Tel Aviv com mais um pódio em sua carreira.

Eduardo Yudy

Eduardo Yudy é um dos mais importantes atletas da atual geração do judô brasileiro. Ele esteve no time que conquistou a medalha de bronze no Mundial de Judô de 2019. Na ocasião, a medalha foi válida pelo torneio de equipes mistas. Foi uma das três medalhas do Brasil na competição.

PUBLICIDADE

Mas não foi só isso. Isso porque também em 2019, o atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima na sua categoria até 81kg. Ele também conquistou medalhas importantes em torneios pan-americanos da modalidade. Ganhou ouro no Pan do Panamá, em 2017 e bronze no Pan de São José, em 2018.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Com brasileira, FIBA divulga lista de jogadoras para ficar de olho no pré-olímpico de basquete

Better Collective