Home Extracampo Judô pode se tornar aliado na saúde de crianças com autismo

Judô pode se tornar aliado na saúde de crianças com autismo

O esporte pode se tornar uma grande ajuda no processo de saúde e interação social de crianças e adolescentes diagnosticados com autismo

Juliana Puttini
Colaborador do Torcedores

O autismo é comum no mundo todo. No Brasil, são diagnosticados cerca 150 mil casos por ano. Ele é, normalmente, identificado nos primeiros anos de vida. Os sintomas mais comuns incluem, por exemplo, dificuldade de comunicação e dificuldade com interações sociais.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O esporte pode se tornar um grande aliado dos sintomas mais comuns. Um estudo realizado com 14 crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, pela Universidade da Flórida Central, apontou para a eficácia do Judô na redução do comportamento sedentário e na dificuldade de contato social dos participantes.

Os 14 alunos  tiveram a chance de participar de treinos de judô de 45 minutos no campus da universidade, uma vez por semana, durante oito semanas. A aula se baseava em duas etapas iniciais e individuais: o aquecimento geral, que incluía atividades como corrida leve, alongamento e queda, e um segundo momento, que eram as sessões de técnicas focadas em segurança, estabilidade, uso de extremidades e pistas visuais. Conforme eles iam avançando no processo, as crianças e os adolescentes começavam a participar de atividades com um parceiro ou grupo pequeno. O final da aula era reservado, primeiramente, para as técnicas de respiração e na sequência, um momento de reflexão dos participantes sobre as atividades realizadas.

PUBLICIDADE

Ao final das pesquisas, o estudo apontou um aumento na atividade física dos participantes durante e após os testes, levando, portanto, à diminuição voluntária do sedentarismo. Os resultados positivos se mantiveram após o final do período de estudo.

Entretanto, os resultados apresentados pelo estudo, publicado em dezembro do ano passado, ainda não são conclusivos e as pesquisas continuam avançando. O segundo artigo da Universidade sobre o tema, já está sendo revisado.

Os pais dos participantes também notaram que seus filhos tiveram uma maior facilidade na interação social após o períodos de testes.

Em resumo, as crianças e jovens puderam, através do esporte, enfrentar alguns das principais desafios impostos a eles no dia a dia.

O judô promove a interação social, o aumento da atenção e foca no equilíbrio, força e coordenação. Todos estes elementos, portanto, colaboram para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em geral.

PUBLICIDADE

Em outras palavras, é o esporte fazendo a diferença, mais uma vez, na vida das pessoas.

LEIA MAIS

Federação Internacional de Ginástica Artística homologa elementos inéditos com nomes de atletas