O futebol tem tido a infelicidade de ser o palco não apenas da disputa de jogos e da celebração do esporte.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Nos últimos tempos, os estádios também foram o cenário da demonstração de violência e do racismo.
No final de semana passado, o futebol espanhol protagonizou três desses episódios. O primeiro deles foi entre os torcedores do Valencia (Yomus) e os do Barcelona (Boixos) nos arredores do estádio Mestalla. O segundo incidente também se deu entre torcidas. Nesse caso foi entre os torcedores radicais do Espanyol e do Atlhetic Bilbao.
Por fim, o último lamentável episódio está relacionado a uma triste e constante realidade. Na partida realizada no estádio do Espanyol, o jogador do Bilbao, Iñaki Williams foi alvo de insultos racistas enquanto saia de campo.
Diante dos incidentes, a LaLiga divulgou ontem (26), um comunicado anunciando a adoção de medidas contra o racismo e contra a violência.
A primeira delas é o fechamento parcial do estádio do Espanyol, o Cornellà-El Prat. Já com relação às ofensas sofridas por Iñaki Williams, a entidade afirmou que já iniciou os procedimentos para identificar os responsáveis pelas ofensas ao jogador.
CONFIRA A DECLARAÇÃO OFICIAL:
“Diante dos insultos racistas contra Iñaki Wiliams, a LaLiga adotará as seguintes decisões:
– Denunciar os fatos perante o Comitê de Competição da RFEF, aguardando uma penalidade de fechamento parcial da grade afetada .
– Manter contato com a AFE e a RFEF para que seja estabelecido regularmente que qualquer jogador que ouça músicas , corais ou individuais, e que considere que elas afetam sua dignidade ou são discriminatórias, informe imediatamente o árbitro do jogo para que tome as medidas pertinentes, chegando, se for o caso, para modificar as tipificadas no Regulamento da RFEF para que isso seja efetivo.
– Da mesma forma, a LaLiga já iniciou um procedimento para identificar os fãs que proferiram insultos contra Iñaki Williams, a fim de iniciar um processo criminal por crime de ódio e relatar os fatos à Comissão Estadual contra violência, racismo e xenofobia no esporte “.
Com relação às ofensas sofridas pelo jogador do Athletic Bilbao, a comissão de arbitragem emitiu uma nota afirmando que nem o árbitro e nem o delegado da partida ouviram os insultos e por esse motivo não incluíram o ocorrido na súmula do jogo.
Já com relação ao incidente entre os torcedores radicais de Valencia e Barcelona, LaLiga também informou que tomou medidas para tentar impedir os confrontos no futuro.
Entre as providências adotadas estão o estudo imediato da modificação do Regulamento de Vendas de Ingressos, especialmente a venda on-line, além da revisão dos ingressos destinados à torcida visitante, especialmente nos casos de parte de alto risco.
Os torcedores envolvidos no tumulto em Valencia serão denunciados por LaLiga e serão impedidos de ter acesso a estádios de futebol, além de responder criminalmente por seus atos.
LEIA MAIS

