Home Esportes Olímpicos Lausanne 2020 baterá recorde de número de atletas participantes

Lausanne 2020 baterá recorde de número de atletas participantes

Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude reunirão o maior número de atletas da história da competição. Cerimônia de Abertura é na quinta (9)

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne serão os maiores da história. Pelo menos no que diz respeito ao número de atletas. Nesta quarta-feira (8), véspera da abertura oficial, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou alguns dados sobre o evento. O número de atletas era a estatística mais esperada. Ela só foi revelada na véspera do evento porque várias modalidades demoram para definir os seus atletas classificados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

Serão 1.872 jovens esportistas competindo na Suíça neste mês de janeiro. O número é bem maior do que o registrado nos Jogos de 2016. Na ocasião, a cidade de Lillehammer recebeu algo em torno de 1.100 atletas. É portanto o terceiro crescimento seguido no número de atletas na competição. Isso porque na edição inaugural, em Innsbruc, em 2012, foram 1.059 atletas participantes.

Esse crescimento tem um motivo importante. É que os Jogos de Lausanne terão uma espécie de revezamento da Vila Olímpica. Acontece que as Vilas Olímpicas dos Jogos de Inverno da Juventude costumam ser pequenas, com pouco espaço e poucos quartos. Isso atrapalhou o processo de credenciamento dos atletas nos anos anteriores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas agora o revezamento de Lausanne prevê duas entradas. O cronograma esportivo foi pensado para que uma parte dos atletas use os quartos entre os dias 9 e 15 de janeiro. Já a outra parte de atletas vai usar as instalações entre os dias 16 e 22 de janeiro, data da Cerimônia de Encerramento. Dessa forma, mais atletas terão a oportunidade de utilizar a Vila e participar dos Jogos.

Outros números

De acordo com o COI, 79 comitês olímpicos nacionais enviaram atletas para a competição. Este número também é importante. Isso porque também se trata de um recorde. Nunca na história, uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude teve tantos países representados.

A anfitriã Suíça terá a maior delegação. Serão 112 atletas competindo em casa, ao lado da torcida. Rússia e Estados Unidos completam o top 3. Os russos terão 107 atletas e os norte-americanos 96. O Brasil terá 12 competidores nos Jogos.

PUBLICIDADE

Outro dado importante é que Lausanne 2020 será a primeira edição com igualdade de gênero. O mesmo número de eventos foi disponibilizado para ambos os sexos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

COB quer bater marca histórica do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

 

Better Collective