Home Outros Esportes MLB suspende técnico e general manager do Houston Astros por um ano

MLB suspende técnico e general manager do Houston Astros por um ano

Houston Astros perderá técnico AJ Hinch e o general manager Jeff Lunhow durante toda a temporada 2020, após franquia ser punida por roubo de sinais

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A Major League Baseball anunciou nesta segunda-feira (13) que o técnico AJ Hinch e o general manager Jeff Lunnow, ambos do Houston Astros, foram punidos por “roubo de sinais” e serão suspensos da liga por um ano.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Além disso, a franquia Houston Astros terá que arcar com uma penalização financeira de US$5 milhões, perdendo também as escolhas de primeira e segunda rodadas do draft em 2020 e 2021.

Em anúncio oficial, a liga afirma que ambos poderão ser punidos da liga caso ambos acabem repetindo suas atitudes.

PUBLICIDADE

“Em caso de novas violações das regras no futuro, os dois serão permanentemente expulsos da liga.”

Nota oficial – MLB

Apesar das punições, nenhum jogador será penalizado. A Major League Baseball encerrou as investigações pelo ocorrido em 2017, fazendo Carlos Beltran escapar de eventuais sanções.

Por fim, o ex-general manager assistente Brandon Taubman também será punido por tempo indeterminado, sendo colocado na lista de “inelegíveis” para exercer suas funções.

PUBLICIDADE

O site The Ahletic já havia denunciado em 2017 o processo da “trapeça” do Houston Astros, que corria no estádio .Uma câmera no campo externo posicionada no centro do estádio antecipavam os movimentos do catcher adversário.

“A conduta do Hosuton Astros causou nos fãs, jogadores, executivos, demais franquias da MLB e imprensa mundial, questionamentos quanto à integridade dos jogos da liga envolvendo o Astros. Mesmo que seja impossível determinar o quanto esta conduta impactou nos resultados em campo, há uma percepção de que danos significativos foram causados nos jogos.”

Nota oficial – MLB

O termo “trapaça” é utilizado entre aspas porque a MLB não reconhece a utilização deste mecanismo como algo ilegal. Entretanto, a liga parece estar tentando modificar sua visão quanto a isso.

PUBLICIDADE

 

Alex Cora e o Boston Red Sox

Aparentemente a punição não ficará apenas com o Houston Astros.

O técnico Alex Cora, atualmente no Boston Red Sox, também deverá receber sanções em breve. ESPN dos Estados Unidos afirma que uma “severa punição” também será anunciada em breve.

Cora será condenado pela MLB após a liga concluir que o Red Sox utilizou a sala de replays para cometer a infração do roubo de sinais durante os jogos em 2018.

PUBLICIDADE

O site The Atlhetic também foi responsável por divulgar uma reportagem denunciando a franquia.

Segundo a reportagem, a sala de vídeo fica localizada atrás do dugout da equipe, onde jogadores recebiam membros da comissão técnica as instruções para os sinais.

Os atletas passavam esta informação para os corredores em campo, decifrando os códigos do catcher adversário e antecipando suas jogadas.

A Major League Baseball informou que uma investigação foi aberta no início de 2020.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

NFL Playoffs: Veja as estatísticas das semifinais de conferência

NFL Playoffs: Veja os jogadores que decepcionaram no Divisional Round