Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

NFL: Confira os números e a trajetória da carreira de Eli Manning

Jogador se aposenta da NFL aos 39 anos de idade

Felipe Zamboni
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Twitter Oficial da NFL

Após 16 anos no comando de ataque do New York Football Giants, Eli Manning está prestes a deixar o futebol americano. O jogador convocou uma coletiva para amanhã (24) para anunciar oficialmente a sua aposentadoria dos gramados. Primeira escolha do Draft de 2004, Manning foi selecionado pelo então San Diego Chargers, (atual Los Angeles Charges) mas se recusou a jogar pela equipe da Califórnia, que acabou trocando o jogador com os Giants pelo também quarterback Philip Rivers. Era o começo da Era Manning em NY.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

No primeiro ano na NFL, Eli foi reserva e comandou o time apenas em sete oportunidades na temporada de 2004, com uma vitória e seis derrotas. Já no ano seguinte, Manning se tornou o QB titular da equipe e levou os Giants por quatro anos seguidos aos playoffs, sendo campeão do Super Bowl XLII, em 2007, ao bater o New England Patriots por 17 a 14. O quarterback liderou a campanha da virada faltando dois minutos para o término da partida. Era o primeiro título de Eli Manning na Liga.

Depois de dois anos fora da pós-temporada, Manning e os Giants voltaram aos playoffs na temporada de 2011 para, novamente, se tornarem campeões. O adversário do Super Bowl XLVI era, mais uma vez, os Patriots, e o resultado final continuou sendo o mesmo. Vitória por 21 a 17 para os NY. Quarto título da franquia e o segundo de Manning.

A última aparição de Manning em playoffs foi na temporada de 2016, na qual os Giants foram eliminados pelo Green Bay Packers no Wild Card. Suas últimas três temporadas como jogador de futebol americano foram marcadas pela alternância entre a titularidade e reserva nos Giants.

Ao todo, Eli Manning passou para 57.023 jardas (sétima maior marca da história), com 366 touchdowns (sétimo da história), 244 interceptações e 37 campanhas para a vitória durante as 16 temporadas regulares de sua carreira. Seu aproveitamento em passes foi de 60,3%, com um rating médio de 84,1. O QB atuou em 12 jogos de playoffs, com oito vitórias e quatro derrotas. Foi selecionado quatro vezes para o Pro Bowl e venceu duas vezes o Super Bowl, sendo eleito em ambas as vezes o MVP das finais.

Além desses números, Manning é recordista da NFL em mais touchdowns no 4° quarto em uma única temporada (15), mais jardas de passes em uma única pós-temporada (1,219) e mais vitórias fora de casa na temporada regular e playoffs como QB titular (10). Nos Giants, Eli é detentor do recorde de mais passes tentados, mais passes completos, mais jardas passadas, mais passes para TDs, mais jogos como quarterback titular, dentre muitos outros.

Chega ao fim uma linda carreira, de um quarterback vencedor e digno de Hall da Fama.

LEIA MAIS 

NFL: Defensor dos Patriots é preso por posse ilegal de drogas

NFL: Raiders oficializam mudança de cidade para Las Vegas