Home Esportes Olímpicos Oitavo dia dos Jogos de Lausanne é marcado por finais do luge e protestos

Oitavo dia dos Jogos de Lausanne é marcado por finais do luge e protestos

Alemanha conquistou os dois ouros possíveis na competição nesta sexta-feira (17). Protestos contra mudanças climáticas também chamaram atenção

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Chegou ao fim o oitavo dia dos Jogos de Inverno da Juventude de Lausanne. Nesta sexta-feira (17), apenas uma modalidade distribuiu medalhas na competição. E só deu Alemanha. No Luge, os ouros foram para o país germânico nas categorias masculina e feminina. Além disso, os alemães ganharam ainda uma prata no torneio feminino. Foi o dia mais esvaziado da competição desde a Cerimônia de Abertura do evento.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique aqui e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram!

As duas medalhas foram conquistadas na modalidade Luge. O Luge alías é um esporte olímpico muito semelhanto ao que acontece com o bobsled e o skeleton. Isso porque ele acontece com o sistema de descida de trenós. Nesta sexta-feira (17) foram realizadas portanto as finais das categorias individuais para as mulheres e de duplas para os homens.

As medalhas

A categoria individual feminina do Luge foi marcada pela dobradinha da Alemanha. Merle Malou Fraebel ficou com ouro. Já a sua compatriota Jessica Doreen Degenhardt ficou com a prata. Diana Loginova, da Rússia, ficou com a medalha de bronze. Na categoria masculina uma dupla alemã também ficou com a medalha de ouro. Valentin Steudte e Moritiz Jaeger conquistaram o campeonato. Eles coroaram assim um grande dia para a Alemanha na competição.

PUBLICIDADE

A prata foi para uma dupla da Letônia e o bronze ficou com a Rússia. Assim, os russos terminam o dia com dois bronzes. Esse foi o único resultado que mexeu um pouco no top 3 do quadro de medalhas da competição. A Rússia segue na liderança com 5 ouros, 8 pratas e 6 bronzes. A Suíça vem logo depois com 5 ouros, 5 pratas e 3 bronzes. O Japão segue no top 3 com 4 ouros, 2 pratas e 1 bronze.

Os gritos

Mas o dia dos Jogos de Inverno da Juventude não foi marcado só pelas medalhas. É que a cidade recebeu a visita da jovem ativista Greta Thunberg. Thunberg advoga contra as mudanças climáticas. Ela ficou conhecida no mundo todo por entrar em discussões e ser xingada por líderes mundiais como Donald Trump e Jair Bolsonaro. Assim, ela aproveitou os holofotes olímpicos para passar uma mensagem.

E milhares de pessoas foram ao encontro da jovem ativista. “Isto é apenas o começo”, disse ela. “Estou muito agradecida que todos vocês apareceram hoje com seus rostos lindos, obrigada. Estamos agora em um ano novo e entramos em uma nova década. Até agora, nesta década, não vimos nenhum sinal de que uma ação climática real esteja chegando”, alertou a ativista.

E o Brasil?

O Brasil participou nesta sexta-feira (17) das competições de treinos oficiais do skeleton. Mas não obteve grandes resultados. Na primeira volta, Larissa Brito Candido fez em 1:17.92 e terminou na 19ª posição entre 20 atletas. Na segunda volta, ela percorreu a prova em 1:18.67 e seguiu na 19ª posição. Dessa forma, a atleta vai tentar melhorar sua marca nas próximas oportunidades.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Histórico! Colômbia conquista primeira medalha da América do Sul na história Jogos de Inverno da Juventude