Home Extracampo Participante do BBB20, ginasta Petrix Barbosa já foi ouro no Pan e denunciou técnico

Participante do BBB20, ginasta Petrix Barbosa já foi ouro no Pan e denunciou técnico

O atleta foi medalhista de prata no Mundial de ginástica na China em 2014

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

A 20ª edição do BBB estreia nesta terça-feira e o atleta da ginástica artística, Petrix Barbosa foi um dos convocados para integrar o time. Aos 27 anos, o esportista que tem dupla nacionalidade, Brasil e Portugal, foi medalha de ouro pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva

Siga o Torcedores também no Instagram

Com toda sua experiência em competições Petrix pretende levar para o jogo do BBB sua tranquilidade e competividade. O atleta foi dez vezes campeão brasileiro e medalhista de prata na Copa do Mundo de ginástica, em 2014, na barra fixa.

Natural de São Paulo, o ginasta começou a carreia aos 7 anos, no Clube Mesc, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Depois fez parte da equipe do Flamengo e do Vasco. Representou o Brasil pela última vez, em 2016, no Aberto do México. No mesmo ano, foi quarto colocado na Olimpíada do Rio de Janeiro.  Sem clube, decidiu seguir sua carreira no exterior. Morou em Miami, foi treinado pelo renomado técnico americano Yin Alvarez.

PUBLICIDADE

Depois, em 2018, vestiu as cores do clube Tac Gym e foi campeão do circuito Francês. Depois passou pelo Lisboa Ginásio clube e conquistou dois ouros e dois bronzes e levou o título da Taça Nacional no individual geral, além da competição por equipes.

Em setembro do mesmo ano, sem chances no Brasil se naturalizou português e iniciou a fase de preparação no ciclo olímpico. Seu primeiro torneio defendendo a bandeira portuguesa foi o Mundial de Doha.

Petrix Barbosa estava focado nas Olímpiadas de Tóquio, mas na fase de preparação sofreu uma lesão no punho esquerdo e ficou impedido de treinar. Por isso, aceitou o convite para participar Big Brother Brasil 20.

 

PUBLICIDADE
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Big Brother Brasil (@bbb) a

Denúncias de abuso

No ano de 2018, Petrix Barbosa foi destaque na imprensa como delator de denúncias de abusos do ex-técnico da seleção brasileira Fernando de Carvalho Lopes.  Além dele, outros 40 ginastas afirmaram terem sido vítimas de abusos. Mas somente 10 levaram o caso à Justiça.

As denúncias foram apresentadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, no final de abril. Na época as vítimas fizeram acusações de assédio moral, agressão física e abuso sexual. O primeiro relato de abuso foi de 2001. Já o último em 2016.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Ginasta Petrix Barbosa é um dos atletas participantes do BBB20