Home Esportes Olímpicos Principais nomes do remo do Brasil iniciam temporada com foco nas Olimpíadas de Tóquio

Principais nomes do remo do Brasil iniciam temporada com foco nas Olimpíadas de Tóquio

Campeonato Brasileiro Interclubes de barcos curtos dá início ao ciclo de competições do ano, reunindo 191 atletas de três categorias

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a cidade de São Paulo vai receber na Raia Olímpica da USP (Universidade de São Paulo) a abertura da temporada do remo brasileiro.  O local irá sediar Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Remo Barcos Curtos 2020. O torneio se destaca pela no circuito para definição dos barcos que brigam pela vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020. As regatas de qualificação vão acontecer em abril no Rio e depois na Suíça no mês de maio.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

 

No CBI de Remo Barcos Curtos 2020 estarão em ação 191 atletas de 24 clubes de dez estados do Brasil. No CBI de Barcos Curtos, participam somente dois tipos de barcos: o Single Skiff (um atleta) e o Dois Sem (dois atletas, um remo por atleta), nas categorias Sênior, Sub 23 e Júnior.

PUBLICIDADE

O torneio será dividido em duas fases. Nos dias 5 e 7 de fevereiro, acontecem as eliminatórias, repescagens, quartas de final e semifinal. Depois, no dia 8 (sábado), haverá a definição dos vencedores do Troféu Brasil. Nesta fase as disputas são por tipo de barco, sem distinção de idade, definindo os campeões do Single Skiff e Dois Sem, nos dois gêneros.

No último dia, 9, serão realizadas as disputas finais do CBI de Barcos Curtos. Vão competir os seis barcos mais rápidos, de acordo com os resultados nas fases de qualificação, por categoria. O clube que vencer o maior número de provas conquistará o título brasileiro.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de barcos Curtos 2020 vai reunir alguns dos principais destaques do remo nacional. Na Raia Olímpica Tales (Botafogo, RJ), medalha de bronze no Dois Sem no Pan-Americano de Lima 2019, marcará presença. Além dele, os irmãos Pau e Xavier Vela Maggi (Flamengo, RJ), prata no Dois Sem no Pan de Lima 2019. Completam a lista Gabriel Campos (Corinthians, SP), bronze no Quatro Sem no Pan de Lima 2019.  Milena Viana (Flamengo, RJ), três vezes consecutivas campeã do Single Skiff no Brasileiro de Barcos Curtos.

Rumo à Tóquio

As regatas de Qualificação Continental, acontecem entre 2 e 5 de abril, no Rio de Janeiro. Depois, a outra possibilidade de classificação é Regata Final de Qualificação Olímpica, realizada em maio, na Suíça.

PUBLICIDADE

Mas antes, uma das etapas para a definição da seletiva olímpica nacional inclui como base os resultados do Troféu Brasil. “Esta é uma etapa com maior peso e importância, por ser com barcos individuais. Duas semanas após o Brasileiro, temos mais uma avaliação com os barcos do Dois Sem, que disputarão o Pré-Olímpico. Em seguida, uma avaliação final para barcos de quatro remadores”, explicou Marcelo Varriale, coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

“Nosso foco olímpico é duplo. A curto prazo, que é a qualificação olímpica para Tóquio 2020, enquanto a médio/longo prazo temos o projeto com base em barcos de quatro remadores, já pensando no ciclo de Paris 2024. Como para este tipo de barco as vagas são apenas por meio do Campeonato Mundial ou da Regata de Qualificação Final, a disputa é mais difícil. Por isso, precisamos melhorar o nosso sistema, envolvendo muitos atletas até que se chegue à melhor formação”, contou.

Programação do CBI Barcos Curtos

5/2 – 8h30 às 13h30 – Eliminatórias e Repescagem
6/2 – 8h30 às 17h30 – Repescagem e Quartas-de-Final
7/2 – 8h30 às 13h – Semifinais
8/2 – 8h30 às 13 – Finais Trofeús Brasil
9/2 – 8h30 às 12h – Finais Campeonato Brasileiro Interclubes

 

PUBLICIDADE

Leia mais:

 

Entidade recomenda expulsão total da Federação Russa de Atletismo

Gabriel Medina ganha filme e exalta vaga nas Olimpíadas: “Além dos meus sonhos”

 

PUBLICIDADE