Home Esportes Olímpicos Remo costeiro poderá ser incluído nas Olimpíadas de Paris 2024

Remo costeiro poderá ser incluído nas Olimpíadas de Paris 2024

Modalidade foi incluída recentemente no programa dos Olimpíadas da Juventude de Verão

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

O remo costeiro pode virar um esporte olímpico em 2024, caso o Comitê Olímpico Internacional (COI) apoie a inclusão da modalidade proposta pela Confederação Internacional de Remo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No Mundial de Remo Costeiro as provas são realizadas em um sistema de circuito com percurso de 4 km. Em primeiro lugar os participantes têm que contornar boias espalhadas por toda a área da regata. Além disso, precisam superar as condições adversas do mar. Os barcos utilizados são diferentes do remo tradicional. Além de possuírem um casco mais largo, são dotados de um sistema que permite a saída de água do barco sem prejudicar seu desempenho. Ao todo existem sete categorias em disputa tanto para homens quanto para mulheres: single skiff, double scull, coxed sculls quádruplo e double scull.

O remo costeiro já foi incluído no programa das Olimpíadas da Juventude de Verão que vão acontecer 2022 em Dakar. De acordo com presidente da confederação internacional de remo, Jean-Christophe Rolland, ainda não se sabe onde serão competições da modalidade nos Jogos na capital francesa, caso a proposta da entidade recebera um sinal verde do COI.

PUBLICIDADE

Da mesma forma, Rolland também acrescentou que não exigiria nenhuma cota adicional de atletas. Além disso, afirmou que a proposta está “totalmente alinhada” com as recomendações do COI.

As competições do formato tradicional de remo em Paris 2024 serão realizados no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos. Localizado em Vaires-sur-Marne, há 35 quilômetros da capital francesa.

Em outubro deste ano, irá ocorrer uma votação e apresentação da versão costeira do esporte ao COI em seu Congresso. O resultado final será divulgado pelo Conselho Executivo do COI durante sua reunião de dezembro.

Leia mais:

PUBLICIDADE

Douglas Brose é prata na etapa de Santiago de Karatê

Definidos os grupos do vôlei nas Olimpíadas de Tóquio 2020

 

 

PUBLICIDADE