O clima não está fácil dentro do mundo do levantamento de peso. Logo depois que um documentário alemão acusou a Federação Internacional da modalidade de corrupção, alguns atletas vão sendo flagrados no doping. Nesta segunda-feira (13), dois atletas romenos foram flagrados em exames e devem perder as medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de 2012. Esta foi a edição realizada em Londres.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O anúncio foi feito pela própria Federação Internacional de Halterofilismo (IWF). De acordo com a entidade, os romenos Roxana Cocos e Razvan Martin são suspeitos de usar esteróides proibidos. A acusação demorou para ser feita porque na ocasião o teste não apontou irregularidades. Mas agora as amostras passaram por uma espécie de tecnologia mais nova.
Ainda de acordo com a IWF, as substâncias proibidas encontradas nas duas atletas não eram as mesmas. Isso afastaria, de acordo com a entidade, as suspeitas de organização sistemática de doping. Vale lembrar que a IWF está sendo acusada justamente de montar um suposto esquema de corrupção que incluía a alteração de dados de amostras antidopagem. A entidade nega. O Comitê Olímpico Internacional (COI) se diz preocupado.
Avalanche
O que chama atenção é a quantidade de atletas denunciados. Estima-se que cerca de 50 outros atletas do levantamento de peso tenham utilizado substâncias proibidas. Todos eles foram flagrados em provas que foram realizados nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e de Londres, em 2012.
E as medalhas?
Nos Jogos Olímpicos de Londres, Coco conquistou a medalha de prata na categoria até 69kg. Caso a exclusão da medalha se confirme, a prata iria para Anna Nurmukhambetova, do Cazaquistão. Já o bronze ficaria com a colombiana Ubaldina Valoyes.
Já Martin tinha conquistado o bronze na categoria até 69kg do torneio masculino em Londres. Caso sua medalha seja tirada de fato, este bronze iria para o norte-coreano Kim Myong-Hok. Martin aliás já tinha sido punido por doping. Ele ficou sem competir entre os anos de 2013 e 2015.
LEIA MAIS
Tricampeã olímpica treina filha nos Jogos da Juventude de Lausanne

