Home Rugby Rugby Europe Championship, o “Six Nations B”, começa neste fim de semana

Rugby Europe Championship, o “Six Nations B”, começa neste fim de semana

Torneio reúne as seleções do segundo escalão do Rugby europeu

Leonardo Chaves
Colaborador do Torcedores.com.

O Rugby de seleções está de volta à Europa. Além do tradicional Six Nations, a partir deste sábado (1), o Rugby Europe Championship terá início. O torneio é apelidado de “Six Nations B”, e conta com seleções que, inclusive, já marcaram presença em várias edições da Copa do Mundo de Rugby.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Participantes e fórmula de disputa do Rugby Europe Championship

Na edição de 2020, seis seleções, Geórgia, Romênia, Espanha, Bélgica, Rússia e Portugal, disputarão o Rugby Europe Championship. A competição será disputada em turno único, com cada equipe fazendo 5 partidas. A campeã será a seleção que terminar com o a maior pontuação geral.

Há rebaixamento, mas não existe promoção. Isso porque o último colocado disputa uma repescagem contra o vencedor do Rugby Europe Trophy (torneio do 3º escalão europeu). Se perder, no entanto, é rebaixado. Entretanto, o campeão não é promovido ao Six Nations, pois este possui as mesmas seleções desde 2000.

PUBLICIDADE

O Rugby Europe Championship começa no dia 01/02 e vai até 15 de março.

Perspectivas para a edição de 2020

Embora seja um torneio de segundo escalão, o Rugby Europe Championship conta com seleções de destaque no cenário internacional. A Geórgia, por exemplo, é a maior vitoriosa e atual campeã, e ainda considerada favorita ao bicampeonato. A Espanha, atual vice-campeã, a Romênia e a Rússia lutam para equilibrar a batalha contra os Lelos, como é apelidada a seleção georgiana. A Seleção Romena, aliás, tenta se refazer da má temporada passada (em que ficou fora pela primeira vez de um mundial de Rugby).

Por outro lado, Portugal, o campeão do último Rugby Europe Trophy, aposta em uma base jovem, na esperança de performar bem contra as equipes mais experientes. A Bélgica, por outro lado, é a que ocupa a posição mais baixa no Ranking Mundial, e deve lutar contra o rebaixamento neste importante campeonato do Rugby europeu.

LEIA MAIS:

Six Nations de Rugby 2020! Quem leva o título?

XV Feminino do Brasil já sabe as datas das Eliminatórias para o Mundial de 2021

PUBLICIDADE