A Austrália pode voltar a ser sede dos Jogos Olímpicos. O país pode voltar a receber o evento 32 anos depois do evento realizado em Sydney, em 2000. Mas se depender de uma pessoa, isso não vai acontecer. Trata-se da senadora Pauline Hanson. A parlamentar chamou atenção na última semana por se tornar a voz contrária aos Jogos na cidade de Queensand, em Brisbane.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
De acordo com ela, a cidade tem outras prioridades. Ela disse ainda que a cidade não está pronta para gastar bilhões em um evento esportivo deste porte. Além disso, ela disse que a região precisa focar em ações de políticas públicas. Ainda de acordo com ela, a região precisa mais de investimentos em sistemas de água e esgoto do que em estádios e ginásios para atletas de ponta.
Vale lembrar que o governo de Queensland já oficializou a proposta olímpica ainda no último mês de dezembro de 2019. Isso significa que a cidade está em um processo de avançado de candidatura olímpica. A região candidata fica no Nordeste da Austrália. O anúncio da candidatura recebeu apoio do primeiro ministro australiano, Scott Morrison.
A região de Brisbane já sediou com sucesso os Jogos da Comunidade Britânica, no ano de 1982. Mas é consenso geral que os Jogos Olímpicos exigiriam um patamar muito diferente de preparação e de gastos.
O que diz a senadora
Em entrevista para uma emissora australiana, a senadora, que é de um partido de direita na Austrália, falou o que pensa sobre o assunto. O feedback que eu recebo diariamente da população é que eles não estão interessados em sediar uma Olimpíada. Eles preferem que o dinheiro seja gasto para resolver o problema da seca”, disse ela.
“As pessoas não querem projetos de estádios que custam dezenas de bilhões de dólares. O que elas querem são projetos de água para que as cidades do outro lado de Queensland não fiquem na seca novamente”, afirmou.
“Nós temos municípios que estão sem água. Você não pode me dizer que podemos nos dar ao luxo de realizar as Olimpíadas”, completou ela.
A resposta
Organizadores da candidatura defenderam a indicação da região para a sede dos Jogos Olímpicos de 2032. Karl Stefanovic, que é um dos organizadores, disse que a proposta é lucrativa para a região. “Esta é uma candidatura que, embora possa custar muito, é uma oportunidade de trazer milhões e potencialmente bilhões de dólares de fora da Austrália para a nossa economia”, argumentou Stefanovic.

