Home Esportes Olímpicos Torneio olímpico de futebol feminino pode ficar maior, diz site

Torneio olímpico de futebol feminino pode ficar maior, diz site

De acordo com o Inside The Games, COI e FIFA já tem conversado sobre um possível aumento no número de seleções. Mas mudança não seria para Tóquio

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O Torneio Olímpico de Futebol Feminino pode ficar maior. Pelo menos é o que diz o jornal Inside The Games. De acordo com a publicação, as chances disso acontecer aumentaram nos últimos dias. Isso porque o presidente da FIFA, Gianni Infantino, acabou de ser eleito como membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em entrevista, Infantino já tinha dito que esta era uma questão que precisava ser debatida.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Atualmente o torneio olímpico de futebol feminino conta com apenas 12 equipes. O torneio masculino de futebol, mesmo sendo quase completamente sub-23, tem 16 equipes. O número reduzido para as mulheres impacta diretamente na qualidade do torneio. Grandes seleções europeias, como a França por exemplo, não conquistaram a classificação e terão que assistir o torneio de casa.

A medida de aumentar o número de equipes do torneio feminino não seria algo tão difícil de acontecer. Isso porque COI e FIFA estão passando por um momento em que as duas entidades estão buscando aumentar o número de mulheres nas suas competições. O COI planeja fazer das Olimpíadas de Tóquio uma competição histórica para as mulheres. Já a FIFA aprovou o aumento do número de Seleções para a Copa do Mundo de 2023.

PUBLICIDADE

Mas uma mudança não seria aprovada já para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas para as próximas edições como a de Paris e a de Los Angeles, por exemplo.

Infantino e o COI

O presidente da FIFA foi eleito como membro do COI na última sexta-feira (10). Ele conquistou a indicação por 63 votos a 13. A votação contou ainda com 13 abstenções. Com 49 anos, essa eleição ocorre cerca de 4 anos depois que ele assumiu o comando da FIFA. O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter deixou de ser membro do COI em 2015.

Em entrevista ainda em 2019, Infantino disse que o futebol feminino vem de um ano marcante. “Antes de falar do futuro, vamos falar um pouco do presente. Essa Copa foi fenomenal, incrível, emocionante, apaixonante e fantástica. A melhor Copa Feminina de todos os tempos, a melhor da história. Temos um ”antes e o depois da Copa de 2019” no futebol feminino”, disse ele.

“É nosso dever não esquecer o que construímos a partir disso. Não podemos apenas daqui a quatro anos fazer uma outra boa coletiva de imprensa. Temos que trabalhar a partir de agora, e é por isso que vou propor ao conselho da Fifa e a todas as associações a abraçar o desenvolvimento do futebol feminino”, completou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Presidente da FIFA se empolga com Copa na França: “Melhor Copa do Mundo Feminina da história”