Começou nesta quinta-feira (16) a mais nova fase do Campeonato Europeu de Handebol Masculino. Três jogos foram realizados. O torneio registrou as vitórias da Espanha, da Croácia e da Alemanha. Os espanhóis venceram a República Tcheca por 31 a 25. A Croácia bateu a Áustria por 27 a 23. Já a Seleção da Alemanha venceu Belarus por 31 a 23. Todos os jogos do dia foram válidos pelo Grupo I.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A nova fase da competição é chamada de Main Round. Apenas dois grupos disputam o torneio. Cada um dos grupos tem 6 seleções. As pontuações da primeira fase foram trazidas para esta etapa. Ou seja, os pontos não foram zerados no Main Round.
O grupo I tem jogos sediados na cidade de Viena. É justamente o grupo que competiu nesta quinta-feira (16). As seleções deste primeiro grupo são portanto Croácia, Espanha, Áustria, República Tcheca, Alemanha e Belarus. Logo depois dessa fase classificatória, Espanha e Croácia dividem a liderança do grupo. Isso porque as pontuações de hoje foram somadas com as pontuações dos primeiros jogos.
O Brasil
Este é um campeonato europeu onde o Brasil está em quadra. A Seleção brasileira não joga a competição por motivos óbvios. Mas está totalmente ligada nas partidas. Isso porque o resultado pode colocar o Brasil no Pré-Olímpico. Para que isso aconteça, Noruega, Alemanha, Suécia, Croácia ou Espanha precisam vencer o torneio.
Mas não é só isso. Além desse resultado, o Brasil também precisa ficar de olho no Campeonato Africano. Para que o Brasil conquiste a vaga para o pré-olímpico, precisa torcer para que o Egito seja campeão. Caso aconteça a combinação desses dois resultados, o Brasil se classificará para o torneio classificatório.
Vale lembrar que a Seleção Brasileira teria conquistado a vaga olímpica caso tivesse sido campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima de 2019. Mas isso não aconteceu. O Chile surpreendeu o Brasil ainda na fase da Semifinal. O Brasil saiu da competição com o bronze.
LEIA MAIS
Campeã Mundial, Dinamarca é eliminada do Europeu de Handebol

