Home Esportes Olímpicos VAR? Tênis de mesa terá espécie de assistente de vídeo nas Olimpíadas

VAR? Tênis de mesa terá espécie de assistente de vídeo nas Olimpíadas

Nova tecnologia foi anunciada pela Federação Internacional nesta terça-feira (14). Objetivo é diminuir os erros e as injustiças da modalidade

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Uma mistura das tecnologias já usadas no tênis e no futebol. É assim que a Federação Internacional de Tênis de Mesa define a TTR. A TTR significa Table Tennis Review. Ou seja, é uma sigla diferente para o VAR do Tênis de Mesa. A tecnologia será utilizada nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Além disso, poderá também ser observada em outros dos principais campeonatos internacionais do ano.

PUBLICIDADE

Conheça a TV Torcedores, nosso canal no Youtube! 

Não esqueça de seguir a gente no Instagram!

A decisão foi tomada nesta terça-feira (14) durante a reunião do Comitê executivo de Tênis de Mesa. Ficou decidido que a tecnologia já está pronta para uso. Apesar da novidade, a decisão já era esperada. Isso porque a tecnologia já foi utilizada no ano passado. Foi em dezembro nos eventos das finais da turnê Mundial de Zhendzhou, na China. De acordo com os membros da ITTF, o feedback dos atletas foi muito positivo.

Ainda de acordo com a ITTF, o projeto usa a tecnologia de rastreamento da bola semelhante a do tênis. Além disso, possui a capacidade de revisão de replays em câmera super lenta. Algo semelhante ao utilizado no VAR, no futebol.

PUBLICIDADE

A novidade

Os membros da ITTF comemoraram a decisão e disseram que será importante para combater as possíveis injustiças da modalidade. “Consideramos importante implementar uma nova tecnologia que garanta uma competição justa para todos os atletas, capacitando-os a contestar qualquer decisão tomada pelo árbitro”, disse Steve Dainton, executivo chefe do órgão.

“Recebemos feedback muito positivo dos jogadores e prevemos uma grande melhoria em termos de experiência dos telespectadores”, explicou Dainton.

Seja como for, os atletas só poderão pedir a revisão em algumas situações específicas. São elas: verificar se a bola tocou na rede, na borda da mesa ou no corpo de algum jogador. O TTR poderá ser chamado também para verificar se um determinado serviço aconteceu de forma legal. A ITTF disse que está confiante no sucesso do processo. Mas alerta: está preocupada com o tempo que pode ser perdido entre o pedido do TTR e a decisão final. Rapidez ou justiça? Você já ouviu essa discussão em algum lugar?

LEIA MAIS

Tóquio se prepara para oferecer novidades tecnológicas nas Olimpíadas 2020

 

PUBLICIDADE