O Vôlei masculino entrou na reta final do período pré-olímpico. Neste domingo (5) começam as últimas decisões que definirão os 5 últimos classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. Assim, ao final deste mês de janeiro, todos os times da competição já serão conhecidos. Restam apenas 5 vagas para os Jogos. Cada uma dessas 5 vagas será dada portanto para cada um dos continentes.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Dessa forma, cada continente terá a sua própria competição pré-olímpica. Apenas o campeão de cada um desses torneios vai carimbar o passaporte para o Japão. E vai ser rápido. De acordo com a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) todos os 5 torneios pré-olímpicos já estarão finalizados até o dia 12 de janeiro, data em que acaba o último torneio, que será a seletiva da América Central e do Norte.
O continente que vai inaugurar a série de pré-olímpicos será a Europa. Aliás, os primeiros jogos acontecerão já neste domingo (5). A Seleção da Eslovênia enfrenta a Bélgica às 12h30 e a República Tcheca enfrenta a Alemanha às 15h30, sempre pelo horário de Brasília. Mas a partida que inaugura o torneio será entre França e Sérvia às 9h30.
Além destas equipes o torneio classificatório masculino da Europa conta com Bulgária e Holanda. Apenas uma dentre todas essas seleções estará em Tóquio. Até por isso, o classificatório europeu ganhou selo de evento mais esperado deste mês de janeiro no vôlei mundial.
As datas
A FIVB divulgou a tabela detalhada dos pré-olímpicos masculinos de vôlei. Todas as competições acontecerão entre os dias 5 e 12 de janeiro.
- Europa (5-10 de janeiro): Berlim, Alemanha
- Ásia (7-12 de janeiro): Jiangmen, China
- África (7-11 de janeiro): Cairo, Egito
- América do Sul (10-12 de janeiro): Santiago, Chile
- América do Norte e Central (10-12 de janeiro): Vancouver, Canadá
Os classificados
Os cinco classificados se juntarão aos outros times que já carimbaram o passaporte. O Brasil, por exemplo, já está classificado. O time brasileiro garantiu a classificação no último mês de agosto. Além dos brasileiros, o torneio de vôlei masculino do Japão contará com o Japão, a Argentina, a Itália, a Polônia, a Rússia e os Estados Unidos.