Home Futebol Zidane x Simeone: um dérbi particular que chega ao 12º confronto

Zidane x Simeone: um dérbi particular que chega ao 12º confronto

O Dérbi de Madrid deste sábado (1) será marcado por mais um capítulo da disputa entre Zinédine Zidane e Diego Simeone, que teve início quando ambos ainda atuavam como jogadores

Luis Felipe Pereira
Colaborador do Torcedores.com.

A principal atração do futebol espanhol neste sábado (1) será o Dérbi de Madrid, que coloca o líder Real Madrid e o quinto colocado Atlético frente a frente às 12h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, em partida válida pela 22ª rodada de La Liga. Além da tradicional rivalidade entre as equipes, um outro confronto particular terá mais um capítulo escrito neste final de semana: a disputa entre os técnicos Zinédine Zidane e Diego Simeone.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Zidane x Simeone

Os dois treinadores possuem um longo histórico de embates, que teve início quando ainda atuavam dentro das quatro linhas, como jogadores. No único Dérbi de Madrid disputado pelos dois como atletas, o francês levou a melhor, com uma vitória por 2 a 0 do Real Madrid, com direito ao gol mais rápido da história do confronto, marcado pelo brasileiro Ronaldo.

A partida, que ocorreu em dezembro de 2003, também foi a última disputa entre Zidane e Simeone antes de pendurarem as chuteiras. Contabilizando também os encontros pelo Campeonato Italiano, onde o camisa 10 atuava pela Juventus e o argentino defendia a Lazio, se enfrentaram em nove oportunidades enquanto atletas, com quatro vitórias do francês, três do atual comandante do Atlético de Madrid e dois empates.

PUBLICIDADE

A disputa como técnicos

A chegada de Diego Simeone como técnico trouxe mais equilíbrio ao Dérbi de Madrid, que chegou a contar com um jejum de 14 anos sem uma vitória dos colchoneros entre 1999 e 2013. O argentino impôs a Zidane uma derrota por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu no primeiro clássico do francês como técnico dos merengues, na temporada 2015/16.

A “vingança” veio na decisão da Champions League da mesma temporada, vencida pelo Real Madrid nos pênaltis. Na edição de 2016/17, os merengues eliminaram o Atlético de Madrid na semifinal e em 2020 voltaram a superar o rival nas penalidades para faturar o título da Supercopa da Espanha.

Em partidas válidas por La Liga, o equilíbrio predomina. Uma vitória para cada lado e quatro empates nos últimos confrontos. Somando estes números, o retrospecto geral do confronto Zidane x Simeone como técnicos é bastante favorável ao francês, que soma quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas nas 10 oportunidades em que enfrentaram como treinadores.

PUBLICIDADE

O dérbi deste sábado (1) será o 12º encontro entre os dois grandes treinadores defendendo Real Madrid e Atlético de Madrid na história (seja como jogadores, seja como técnicos) e promete muita intensidade e emoção.

LEIA MAIS:

Destaque em clássicos, Morata ainda persegue primeiro gol no Dérbi de Madrid