3 clássicos inesquecíveis entre Corinthians e São Paulo

Majestoso é o clássico estadual brasileiro que reúne o maior número de torcedores

Wilton Douglas
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Crédito: Divulgação

Neste sábado (15), São Paulo e Corinthians entram em campo, às 19h, no Morumbi, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Marcando mais um capítulo na história desse clássico estadual que é conhecido como, Majestoso.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Corinthians e São Paulo já decidiram inúmeros Campeonatos Paulistas, um Torneio Rio-São Paulo, um Campeonato Brasileiro e até um título internacional, a Recopa Sul-Americana de 2013, além de terem se enfrentado pela Copa do Brasil, Copa Conmebol e Copa Libertadores.

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

Relembre 3 clássicos marcantes do Majestoso

Final do Campeonato Paulista de 1998 – São Paulo 3 x 1 Corinthians

Os dois times se enfrentavam pela segunda vez em dois anos na final do Campeonato Paulista. No ano anterior, o Timão sagrou-se campeão. Era a chance do São Paulo dar o troco no rival. E foi o que aconteceu.

O time do São Paulo era formado com jovens promessas, como Rogério Ceni, Denílson, França e outros. Já o Corinthians tinha um time experiente. Era a mesma base que venceu o certame anterior.

A final ficou marcada pelo retorno do ídolo são-paulino, Raí. Que tinha acabado de rescindir o contrato com o PSG. No jogo de ida, o Timão venceu 2 a 1.

No jogo de volta, o Tricolor Paulista conseguiu reverter o resultado, derrotando o rival por 3 a 1, com um dos gols marcados por Raí. O São Paulo votara a ser campeão do Paulistão depois de cinco anos.

FICHA TÉCNICA

São Paulo (SP) – 10.05.1998
Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
SÃO PAULO Futebol Clube 3 X 1 Sport C. CORINTHIANS Paulista

SPFC: Rogério Ceni; Zé Carlos, Capitão, Márcio Santos (Bordon) e Serginho; Alexandre, Fabiano, Carlos Miguel (Gallo) e Raí (Víctor Hugo Aristizábal); França e Denílson. Técnico: Nelsinho Baptista.
Gols: Raí, 30′/1; França, 11′/2; França, 37′/2.

SCCP: Nei; Rodrigo (Didi), Cris, Gamarra e Silvinho; Romeu (Edílson), Vampeta, Rincón e Souza (Marcelinho Souza); Marcelinho Carioca e Mirandinha. Técnico: Wanderley Luxemburgo.
Gol: Didi, 5′/2

Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Renda: R$ 814.680,00
Público: 79.710 pagantes

Campeonato Brasileiro de 2005 – Corinthians 1 x 5 São Paulo

Naquela edição do Brasileirão, o Corinthians viria a ser o campeão no final. Mas o time teve a faixa carimbada mesmo antes de recebê-la. O São Paulo aplicou uma das maiores goleadas do clássico, 5 a 1, no estádio do Pacaembu.

Além de ter feito um placar histórico em cima do rival, o tricolor com o resultado acabou determinando na demissão do então treinador do Timão, Daniel Passarella, dois dias depois do clássico.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS
Tiago; Anderson, Betão (Bruno Octávio) e Marquinhos; Edson, Marcelo Mattos, Carlos Alberto, Roger e Gustavo Nery; Tevez e Gil (Jô)
Técnico: Daniel Passarella

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Fabão, Alex e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior (Fábio Santos); Grafite (Souza) e Luizão (Diego Tardelli)
Técnico: Paulo Autuori

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Nilson de Souza Monção (ambos de SP)
Cartões amarelos: Josué (S), Marcelo Mattos (C), Edcarlos (S), Roger (C), Anderson (C), Grafite (S), Edson (C), Fabão (S), Alex (S)
Gols: Rogério Ceni, aos 3min, Luizão, aos 13min, e Danilo, aos 16min do primeiro tempo; Luizão, aos 2min, Cicinho, aos 28min, e Carlos Alberto, aos 43min do segundo tempo.

Campeonato Brasileiro de 2015 – Corinthians 6 x 1 São Paulo

Na história, essa é maior goleada do clássico, junto com outro 6 a 1, mas essa outro aplicado pelo time do Morumbi. Além de ter aplicado um goleada sonora contra o rival, a partida marcava a entrega da taça de campeão conquistado pelo Corinthians naquela edição.

Ainda por cima, o Timão entrara com o time considerado misto. O que apimentou ainda mais o debate pós-jogo entre os torcedores. Os corintianos, claro, ficaram felizes em dobro naquela tarde de domingo.

Já os são-paulinos, tiveram que aguentar as piadas que foram feitas pelo rival após o fim do jogo. Certamente, esse Majestoso ficou marcado na história dos dois times, positivamente e negativamente, respectivamente.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 6 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio de Itaquera, São Paulo (SP)
Data: 22 de novembro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Maniz e Miguel Caetano Ribeiro da Costa (ambos de SP
Público: 44.976 pagantes (total de 45.469)
Renda: R$ 2.939.497,50
Cartões amarelos: Fagner e Edílson (Corinthians); Bruno e Thiago Mendes (São Paulo)

Gols: CORINTHIANS: Bruno Henrique, aos 26, Romero, aos 28, e Edu Dracena, aos 45 minutos do primeiro tempo; Lucca, aos 15, e Romero, aos 18 minutos do segundo tempo; SÃO PAULO: Carlinhos, aos 24 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Edu Dracena e Uendel (Yago); Ralf, Bruno Henrique, Danilo (Lincom), Rodriguinho (Cristian) e Lucca; Romero
Técnico: Tite

SÃO PAULO: Denis; Bruno (Reinaldo), Rodrigo Caio, Lucão e Carlinhos; Hudson, Wesley (Edson Silva), Thiago Mendes e Michel Bastos; Rogério (Luis Fabiano) e Alan Kardec
Técnico: Milton Cruz (interino)

LEIA MAIS

São Paulo x Corinthians: Majestoso já tem 36 mil ingressos vendidos forma antecipada