Home Outros Esportes Após 14 anos na MLB, Martin Prado anuncia sua aposentadoria

Após 14 anos na MLB, Martin Prado anuncia sua aposentadoria

Durante suas 14 temporadas na MLB, Prando atuou pelos Braves, Arizona, Yankees e encerrou sua carreira após 5 anos com o Miami Marlins

Matheus Ornellas
Colaborador do Torcedores.com que cobre os esportes americanos.

Na última terça-feira (13), mais um jogador disse adeus aos gramados da MLB: o venezuelano Martin Prado. Aos 37 anos e após passagem por quatro franquias da Major League Baseball, o terceira base anunciou a Network reports que não voltaria para a temporada 2020. Seu último time na MLB foi o Miami Marlins, por onde ficou por cinco temporadas.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Carreira na MLB

Sua primeira equipe da Major League foi o Atlanta Braves, em 2006. Em suas duas primeiras temporadas, Prado teve poucas oportunidades, porém correspondeu quando foi utilizado. Martin realmente começou a contribuir para os Braves em seu terceiro ano, quando participou de mais das metades das partidas (78) e teve uma incrível média de .320 no bastão.

Durante os quatro anos seguintes, ele assumiu seu papel na terceira base. Suas atuações o levaram ao All Star game em 2010, um de seus melhores anos na MLB. Em todas as temporadas, Martin teve ao menos 129 partidas, além de 139 rebatidas e um percentual de .260. Ao final da temporada de 2012, o venezuelano foi envolvido em uma troca que o levou ao Arizona Diamondbacks.

PUBLICIDADE

Arizona e curta passagem pelos Yankees

Em seu primeiro ano por um novo time na MLB, o jogador justificou seu contrato de 40 milhões de dólares. Ele teve sua segunda maior marca de Home Runs (14), mais de 150 jogos e 172 rebatidas. Na temporada seguinte, ele fez mais de 100 partidas pelos Diamondbacks antes de ser envolvido em uma troca com o New York Yankees.

Ao chegar em NY, o jogador seguiu sendo eficiente no bastão para uma das maiores franquias da MLB. Ele inclusive decidiu uma grande partida contra o Chicago Cubs, o que fez ele crescer com a torcida. Porém, por conta de uma apendicite séria, o venezuelano só teve 37 partidas pela franquia. Mesmo com bons números durante sua estadia, ele mais uma vez foi envolvido em uma troca, agora com o Miami Marlins.

Miami Marlins e aposentadoria da MLB

Ao chegar na Flórida, o agora experiente terceira base mostrou que tinha muita potência para gastar. Durante 2015 e 2016, ele seguiu sendo umas das grandes armas no bastão, com médias de .288 e .305. Na segunda temporada, ele ainda liderou a MLB em rebatidas contra lançadores canhotos. Ao final de 2016, os Marlins renovaram seu contrato e, com isso, mantendo Martin por 40 milhões de dólares.

Porém, as temporadas seguintes começaram a mostrar que a idade do jogador estava sendo um fiel da balança. O venezuelano começou a sofrer com uma série de lesões, que o tiraram de campo por muito tempo. Se analisarmos o número de partidas, as temporadas de 2017 e 2018 só tiveram mais jogos que suas duas primeiras temporadas na MLB, quando ainda estava entrando no ritmo da liga.

PUBLICIDADE

Após sofrer com tantas lesões, o jogador teve uma última temporada respeitável. Mesmo com uma média de .233 e somente dois Home Runs, Prado participou de 104 partidas com os Marlins e mostrou que estava totalmente recuperado de suas lesões. Mesmo assim, ele deu sinais que talvez não retornasse para a temporada de 2020, o que acabou se confirmando.

Martin Prado deixa a MLB com uma média de .287 em 14 temporadas, 1542 rebatidas e exatamente 100 Home Runs. O jogador será lembrado por sua grande produção no bastão e, por muitos ex-colegas de equipes, como um dos líderes de todas as franquias que teve passagem.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE