Home Esportes Olímpicos Astro chinês da natação doa premiação para hospitais que tratam do coronavírus

Astro chinês da natação doa premiação para hospitais que tratam do coronavírus

Nadador Xu Jiayu doou um terço de sua premiação na Copa dos Campeões da China para hospitais. Surto de coronavírus já matou centenas de pessoas

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O nadador chinês Xu Jiavu resolveu doar uma parte de sua premiação em dinheiro para ajudar no combate ao coronavírus. O dinheiro vem de sua premiação na Copa dos Campeões da FINA que aconteceu no início deste ano. O torneio aliás aconteceu antes do aumento vertiginoso do surto do vírus. A China tem trabalhado com hospitais especializados para receber pacientes com a doença.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O atleta anunciou a doação em sua conta oficial no twitter. Na competição, Xu foi o melhor nadador chinês no quadro de medalhas. Isso se você juntar os resultados de todas as etapas. Ou seja, o atleta ganhou uma premiação milionária. A Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA) costuma pagar grandes valores em competições como estas.

Xu é um dos atletas mais queridos e populares de sua geração de nadadores da China. No Rio de Janeiro, em 2016, ele conquistou a medalha de prata na prova dos 100 metros nado costa. A medalha aliás foi muito comemorada pelo atleta. Aliás, ele também é visto como um atleta promissor. Isso porque ele é um dos esportistas mais jovens da delegação da natação chinesa. Xu tem apenas 24 anos.

PUBLICIDADE

Em entrevista para o site oficial da FINA na internet, ele disse ainda que o seu maior sonho é conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os Jogos acontecem este ano e estão portanto cercados de dúvidas em relação ao possível impacto do surto do coronavírus.

Coronavírus

Até a publicação desta matéria, 563 pessoas foram mortas pelo surto do coronavírus. A grande maioria delas está na China. O país é o epicentro da doença que está se espelhando cada vez mais para outros países. Já foram registrados casos em vários países da Europa, da Ásia e até nas Américas. No campo esportivo, vários eventos foram adiados ou mesmo cancelados.

A China tem alterado a maior parte deles. O Mundial de Atetismo Indoor foi adiado em um ano. O evento estava marcado para acontecer este ano na cidade de Nanjing, na China. Agora o evento vai acontecer apenas em 2021. A Maratona de Hong Kong também foi cancelada. Os eventos classificatórios de boxe e futebol feminino também foram cancelados ou tiveram suas sedes alteradas.

O GP de Fórmula 1 da China também pode ser cancelado. Isso porque a cidade de Xangai suspendeu o esporte na cidade até um novo aviso.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Coronavírus impediu acerto de Pastore com clube chinês, diz jornal