Home Futebol Barcelona igual Argentina? Jornal aponta problemas semelhantes para Messi: “Ausência de uma liderança racional”

Barcelona igual Argentina? Jornal aponta problemas semelhantes para Messi: “Ausência de uma liderança racional”

Barcelona vive momento de instabilidade dentro e fora do campo na temporada 2019/20

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles
PUBLICIDADE

O Barcelona vive dias de crise no extra-campo que atinge diretamente dentro das quatro linhas. A polêmica envolvendo o diretor esportivo Eric Abidal e o camisa 10 Lionel Messi evidenciou uma tendência do clube nos últimos anos: instabilidade. Eliminações vexatórias em anos recentes na Champions League, uma atual temporada de altos e baixos e a demissão de Ernesto Valverde são outros fatores que deixam claro o mau momento.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Jonathan Wilson, jornalista do jornal Guardian, da Inglaterra, publicou um texto comparando a crise do Barcelona com a seleção da Argentina. Para ele, a “falta de liderança” é um fator determinante.

“Não é coincidência que o Barcelona começou a encarar problemas similares à Argentina. O que tem exagerado o problema, com Barcelona e Argentina, é quase a total ausência de uma liderança racional. Nem clube ou federação, aparentemente, tem visão ou um plano. É uma questão exacerbada no Barça pela natureza incomum do clube e pela dificuldade em substituir um técnico extremo e idiossincrático como Guardiola.”

PUBLICIDADE

Na Argentina, Messi enfrenta um pesadelo. Nos últimos anos, ele foi vice duas vezes seguidas da Copa América, ambas para o Chile, além da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Ele é criticado por atuações, mas também defendido por muitos por não ter a organização necessária para sua genialidade aparecer com mais frequência.

No Barcelona, na temporada passada, o camisa 10 foi o principal responsável pelo título do Campeonato Espanhol e, apesar de mais uma eliminação frustrante, foi o artilheiro da Champions League, com 12 gols. Jonathan Wilson criticou também alguns fatores dentro de campo, como o “velho meio de campo”.

“Um meio-campo de várias maneiras, lento e incapaz de lidar com as demandas de um jogo de pressão moderno é o problema mais óbvio, mas provavelmente não é o mais preocupante. Existem outras duas questões importantes, que colocam em dúvida elementos essenciais da identidade do clube.”

O Barcelona é vice-líder do Campeoanto Espanhol, com 49 pontos, contra 52 do Real Madrid. Eliminado da Copa do Rei para o Athletico Bilbao, ainda resta a Champions League, competição na qual está nas oitavas de final e enfrenta o Napoli no final do mês de fevereiro.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Messi ultrapassa a pior seca de gols dos últimos dois anos
Com “Hatrick” de assistências de Messi, Barcelona vence o Bétis de virada; assista aos gols da partida
Kaká analisa situação de Messi no Barcelona e rasga elogios ao Liverpool e Firmino